Governador assina decretos de criação da Fatec de Esportes e Etec de Sumaré

Faculdade é a primeira unidade pública a oferecer o curso superior de tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer

qui, 20/07/2023 - 15h39 | Do Portal do Governo

O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (20) traz os decretos de criação da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) de Esportes e da Escola Técnica Estadual (Etec) de Sumaré, assinados pelo governador Tarcísio de Freitas. As aulas das duas unidades começam no segundo semestre.

Com as novas unidades, o Centro Paula Souza (CPS) passa a administrar 77 Fatecs, distribuídas em 70 cidades paulistas, e 225 Etecs, presentes em 167 municípios.

Fatec de Esportes

Primeira faculdade pública estadual paulista a oferecer o curso superior de tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer, a unidade recém-criada inicia as atividades em agosto, com 40 alunos.

As aulas serão ministradas no período da noite. Ao se formar, o tecnólogo poderá trabalhar em clubes, associações esportivas e recreativas, no setor de hospedagem e turismo, na organização de eventos e em instituições de ensino.

A Fatec vai dividir o campus projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, no bairro da Vila Maria, zona norte da Capital, com a Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes Curt Walter Otto Baumgart. A área de 72 mil metros quadrados abriga 2 quadras poliesportivas, 2 campos de futebol society com grama sintética, 2 quadras de tênis, 2 paredões de esportes de rebater, 1 quadra de vôlei de areia, 1 ginásio poliesportivo coberto, uma pista de atletismo, 1 pista de caminhada, além dos laboratórios de musculação, pilates, tênis de mesa, boxe, dança e expressão corporal e artes marciais.

Etec de Sumaré

A nova Etec participou do Vestibulinho para o segundo semestre de 2023 oferecendo o curso técnico de Administração, para 40 alunos, no período noturno. Com a unidade, a Região Administrativa de Campinas passa a contar com 34 Escolas Técnicas do CPS.

O Estado investiu R$ 14,1 milhões na construção da sede da unidade recém-criada. Iniciada em novembro de 2021, a obra foi finalizada neste mês. Até a mudança para o novo prédio, as aulas serão ministradas na Escola Estadual João Franceschini.

A partir de agosto, Etec e Fatec do município passam a compartilhar o mesmo campus.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).