Governador anuncia reformulação dos Centros de Excelência e novos Centros de Formação Esportiva

Serão atendidos mais de 4 mil atletas de 12 modalidades, em 44 cidades espalhadas pelo Estado

qua, 17/06/2015 - 18h37 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 17, no Palácio dos Bandeirantes, uma ampla reformulação no programa Centro de Excelência Esportiva do Estado de São Paulo, além da criação dos Centros de Formação Esportiva. Serão atendidos, ao todo, 4.137 atletas de 12 modalidades em 44 cidades espalhadas pelo Estado, numa iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). O investimento é de R$ 20,9 milhões.

“São Paulo passa a ter o ciclo completo. Temos a iniciação do esporte nas escolas e nos bairros, junto às entidades, no chamado Esporte Social. Depois, temos os Centros de Formação e Excelência. É um investimento importante porque o esporte educa, afasta as pessoas das drogas, cria uma cultura de saúde, além de combater o sedentarismo. O esporte é completo”, ressaltou Alckmin.

O programa Centro de Excelência disponibiliza locais para treinamento de atletas de alto rendimento, numa parceria entre a SELJ e as federações responsáveis por cada modalidade esportiva. A novidade passa a ser a criação dos Centros de Formação Esportiva, onde atletas iniciantes terão à disposição treinadores e a estrutura necessária para a prática esportiva.

Entre os oito centros de excelência, serão disponibilizadas as seguintes modalidades: judô, atletismo, basquete, vôlei, natação e nado sincronizado. Já nos 13 centros de formação serão oferecidos boxe, karatê interestilos, judô, atletismo, vôlei, basquete, tênis, karatê e wellness. Vale lembrar que algumas modalidades serão realizadas em mais de um núcleo, por isso o número total é de 44 cidades atendidas.

O secretário Jean Madeira falou sobre os projetos Centro de Excelência e de Formação Esportiva. “Essa reformulação realizada pela SELJ permite que mais atletas de base sejam diretamente atendidos e tenham estrutura e orientação necessárias para alcançar o alto rendimento. Dessa forma, começamos a atender ao pedido do governador Geraldo Alckmin de colocar o Estado de São Paulo para praticar esportes. Assim, adicionamos saúde, qualidade de vida e enfrentamos a criminalidade”, disse o secretário.

Confira as cidades atendidas pelos núcleos dos programas:

Excelência

Barretos, Bastos, Campinas, Divinolândia, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São Paulo, Sertãozinho e Votuporanga.

Formação

Agudos, Americana, Assis, Atibaia, Cândido Mota, Cerquilho, Cubatão, Dracena, Fernandópolis, Gália, Guarujá, Guarulhos, Itapetininga, Jumirim, Mauá, Ocauçu, Osasco, Peruíbe, Piracicaba, Platina, Presidente Prudente, Promissão, Rio das Pedras, Santo Anastácio, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sumaré, Taboão da Serra, Taubaté e Tietê.

Excelência + Formação

Presidente Prudente, Santos e São Paulo.

Mais informações:
Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude
Assessoria de Imprensa
(11) 3241- 5822/ ramal 1089