Governador anuncia ampliação das obras de esgotamento sanitário em Manduri

Serão investidos R$ 2 milhões no sistema de esgotamento sanitário que beneficiará o distrito de São Berto

qui, 20/06/2013 - 20h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira, 20, em Timburi, um convênio com a Prefeitura de Manduri, na região de Ourinhos, para a construção da estação de tratamento de esgoto no distrito de São Berto. O evento contou com a participação do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, do superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Alceu Segamarchi Jr., e do prefeito da cidade, Paulo Roberto Martins.

“Nós estamos assinando um convênio de 2 milhões, dentro do Programa Água Limpa, para implantação de um sistema de tratamento de esgoto que terá capacidade para tratar o esgoto de 100% do distrito” afirmou o governador. As obras serão realizadas pelo DAEE e incluem a construção da estação compacta de tratamento de esgotos, uma estação elevatória, 470 metros de emissário de esgoto, 90 metros de linhas de recalque e 80 metros de emissários de esgoto tratado.

Quando estiver pronta, a ETE do distrito de São Berto, em Manduri, vai retirar aproximadamente 1,1 tonelada de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico que é lançada “in natura” no Ribeirão São Berto, revitalizando a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. A ETE terá também um importante papel como agente de prevenção na saúde, dificultando a disseminação de doenças hídricas.

Programa Água Limpa

O programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
(11) 3218-5604 / 5335