Governador anuncia a criação do Parque Sabesp Cangaíba

Objetivo é transformar áreas de reservatórios em parques para a população, com a criação de centros de informação visando o uso racional da água

dom, 10/11/2013 - 17h52 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou neste domingo, 10, a criação do Parque Sabesp Cangaíba, zona leste de São Paulo, na área onde está um reservatório de água potável. O espaço de 12.300 m² (equivalente à Praça Dom José Gaspar, no centro da cidade) terá infraestrutura de lazer e amplo projeto paisagístico, que prevê plantio de 120 árvores, além de 2.078 espécies arbustivas e trepadeiras. 

“O primeiro parque foi o da Mooca, que já está sendo feito e está bem adiantado, o segundo aqui em Cangaíba e o terceiro Butantã. As antigas áreas de reservatório da Sabesp e os elevatórios que estão praticamente fechados passam a ser um parque aberto à comunidade”, destacou Alckmin, que plantou uma árvore para simbolizar o início das obras.

A área fica na Rua Elisiária Espínola, 35. A população ganhará um espaço permanente para atividades físicas e lazer, além do Museu Aberto da Água, que fornecerá múltiplas informações sobre preservação, saneamento, distribuição, tratamento, reúso, novas tecnologias de produção e armazenamento e consumo consciente. O investimento na criação do Parque Sabesp Cangaíba será de R$ 5,3 milhões. A inauguração está prevista para julho de 2014.

O projeto utiliza o que existe de mais moderno e ambientalmente correto em sistemas construtivos, promovendo a utilização de sistemas pré-fabricados, o conceito de obra seca, manutenção da arborização existente e ampliação dela com espécies nativas, utilização de pisos drenantes nos pavimentos e passeios públicos, aumentando a permeabilidade dos solos, alargamento dos passeios, adoção das diretrizes de acessibilidade e desenho universal e a criação de bicicletários para incentivar o uso deste meio de transporte.

O principal ganho para os moradores do Cangaíba é a valorização de todo o entorno do reservatório. A Sabesp vai promover uma aproximação com seus clientes, com os projetos de utilização pública de alguns de seus reservatórios, que serão transformados em parques. Em agosto deste ano já havia ocorrido o anúncio do Parque Sabesp Mooca, com previsão de inauguração em agosto de 2014. A área tem 21.200 m², equivalente à Praça Buenos Aires, no bairro de Higienópolis, região central de São Paulo, e também contará com infraestrutura de esportes e lazer e paisagismo.