Governador Alckmin recebe 500 idosos do programa Melhor Viagem SP

Após participar da solenidade no Palácio dos Bandeirantes, idosos irão para colônias de férias localizadas em Atibaia, Caraguatatuba, Itanhaém e Praia Grande

seg, 05/08/2013 - 20h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta segunda-feira, 5, no Palácio dos Bandeirantes, 500 idosos beneficiados pelo Melhor Viagem SP, programa vinculado à Secretaria do Estado de Turismo. O secretário da pasta, Cláudio Valverde, também participou da solenidade, que marcou o início da temporada do segundo semestre de 2013.

“É importante a gente conhecer melhor o nosso Estado e vocês são os embaixadores da amizade levando a mensagem das suas cidades de origem. São Paulo é um Estado amigo do idoso. Temos uma série de politicas públicas para a melhor idade”, disse o governador Alckmin.

Foram, ao todo, dez delegações vindas de municípios do interior paulista, contendo 50 idosos cada. Após o evento, eles se dividiram rumo às colônias de férias localizadas em Atibaia, Caraguatatuba, Itanhaém e Praia Grande. Os grupos são oriundos de Álvares Florence, Bofete, Divinolândia, Taquarivaí, Pedranópolis, Coronel Macedo, Paranapuã, Igarapava, São José da Bela Vista e Juquitiba.

Para Claudio Valverde, o programa, além de consolidar o fluxo turístico fora da alta temporada, movimenta a economia dos destinos. “O Melhor Viagem SP também possui forte apelo de inclusão turística e social, fazendo com que o Estado organizado facilite o acesso ao idoso que, a partir desta iniciativa, sente-se um verdadeiro turista, gerando aspectos positivos na vida de todos os participantes”, revela.

O programa

Incluído dentro do selo do Governo do Estado “São Paulo Amigo do Idoso”, o Melhor Viagem SP funciona a partir da inscrição de grupos de idosos organizados (em geral vinculados a ações desenvolvidas pelas prefeituras ou outras entidades), que a realizam através do site da Secretaria de Turismo, indicando, entre outras informações, o local e datas de interesse.

Os destinos são quatro: Atibaia, Caraguatatuba, Itanhaém e Praia Grande. Todos os viajantes ficam hospedados em colônias de férias vinculadas a entidades de classe, que normalmente têm baixa procura nos períodos de março a junho e de agosto a novembro.

Todas as viagens têm duração de cinco dias, de segunda a sexta-feira. O Governo do Estado de São Paulo é responsável pelos pagamentos das diárias, que incluem pensão completa, isto é, café da manhã, almoço e jantar. Além disso, o Estado também é responsável pelas atividades de lazer e entretenimento que são realizadas durante as viagens. Já os municípios ou entidades ficam responsáveis pelo transporte dos viajantes.

Até o final de 2012, 101 municípios já haviam participado do Programa Melhor Viagem SP, totalizando a participação de 5.050 idosos. Em 2013, já viajaram outros 62 municípios, beneficiando 3.100 idosos. No total, 8.150 idosos já participaram do programa.

Secretaria de Turismo
(11) 3709-1650