Governador Alckmin reabre Casa Mario de Andrade

A entrega do espaço teve a participação do ator Pascoal da Conceição, que interpretou o autor de Macunaíma e recepcionou o público

sáb, 23/05/2015 - 16h26 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin reabriu neste sábado, 23 de maio, a Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, cheia de novidades. O espaço, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, passou por um processo de conservação para abrigar exposição que contempla a existência de um dos maiores escritores brasileiros do século XX, no ano em que se completam 70 anos de sua morte. Na entrada principal da casa, foi colocada uma estátua de metal de sete metros de altura, com o perfil de Mário.

“É uma grande alegria reinaugurar hoje essa Casa Oficina que pertenceu a Mario de Andrade, poeta, escritor, músico, que teve um papel fundamental na cultura brasileira e especialmente identificado com São Paulo”, disse o governador Geraldo Alckmin durante o evento.

O espaço volta com novo conceito. Além de atividades regulares como Oficina, possuirá um teor museológico: em quatro salas, ficará a exposição permanente Morada do coração perdido, com curadoria de Carlos Augusto Calil, cineasta, crítico e ensaísta, professor da USP e ex-secretário de Cultura da cidade de São Paulo.

O acervo contará com mais objetos pessoais do escritor, entre cartas inéditas e curiosidades como os óculos, pasta de Couro, suporte de mata-borrão e espátula – ambos de casca de tartaruga e que também ficavam na sua escrivaninha. Há, ainda, um livro que tem um carimbo de Clichê de Chumbo em formato de cruz, que era a marcação utilizada por ele para organizar sua biblioteca.

Para a reinauguração, foi desenvolvida uma biblioteca com temas que Mário de Andrade escreveu e obras escritas sobre ele. Tudo isso para juntar os livros no ambiente em que foi a casa do escritor. O acervo conta ainda com volumes que foram do Movimento Modernista em primeiras edições. Outra novidade está na parte externa: uma gigantesca silhueta/estátua de Mário, em chapa de metal, com sete metros de altura e 300 quilos de peso. A arte foi feita por artesãos a partir de um desenho de Mário da artista norte-americana Beatrix Scherman, datado de 1922/1923, e que faz parte do acervo do IEB. Serão instaladas lâmpadas de led atrás, o que provocará um efeito visual à noite.

A oficina funciona na Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda, a um quarteirão do Minhocão e próxima ao Metrô Marechal Deodoro. Ao lado da casa, pela Rua Margarida, foi erguido um galpão, com capacidade para 200 pessoas. O espaço funcionará também nos fins de semana como uma área programável atrelada aos eventos da Oficina, onde poderão ser exibidos filmes ou apresentados peças, espetáculos de dança e shows. A Casa funcionará de terça a sábado.

As melhorias foram na parte interna e externa do imóvel, inclusive na calçada e nos canteiros. O prédio foi pintado por dentro e por fora e revisada toda a fiação elétrica, além de trocado os pisos e forros. A estante e o piano do escritor também passaram por restauração completa. O foco das atividades na Oficina continuará sendo literatura e escrita. A próxima programação (especial) será iniciada na primeira semana de maio. O nome que antes era usado, Oficina da Palavra Casa Mario de Andrade, foi transformado em Oficina Cultural Casa Mario de Andrade.

Saiba mais

A Oficina Cultural Casa Mário de Andrade foi inaugurada em agosto de 1990, no bairro da Barra Funda, endereço da antiga casa do escritor e intelectual Mário de Andrade, um dos principais articuladores do movimento modernista e da Semana de Arte Moderna, em 1922.

Sua programação é voltada para áreas específicas do texto e da literatura. Seus projetos incluem o estudo e a criação de diversos gêneros literários (conto, romance, poesia e dramaturgia), jornalismo, crítica, interpretação de textos e redação, somados a palestras, ciclos de depoimentos de escritores, leituras dramáticas, recitais, mostras de filmes, lançamentos de livros e saraus.

Entre os nomes que já passaram por lá estão Marcos Rey, Lygia Fagundes Telles, Ivan Ângelo, José Simão, Caio Fernando Abreu, João Silvério Trevisan, Ruth Rocha, João Cabral de Melo Neto, Ignácio de Loyola Brandão e Renata Pallotini.

Da Secretaria da Cultura