Governador Alckmin nomeia novo reitor da Unicamp

Marcelo Knobel exercerá o cargo pelos próximos quatro anos

ter, 04/04/2017 - 19h04 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin nomeou nesta terça-feira, 4, Marcelo Knobel para exercer o cargo de Reitor da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, com mandato de quatro anos. A nomeação será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 5 de abril.

O Prof Dr. Marcelo Knobel foi o mais votado na lista tríplice, conquistando 52,63% dos votos válidos. Ele será o 12º reitor na linha de sucessão de Zeferino Vaz (1966-1978), fundador da Unicamp.

Biografia

Marcelo Knobel é professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador 1A do CNPq, realiza pesquisas na área de magnetismo e materiais magnéticos, e dedica-se também à divulgação da ciência e da tecnologia, percepção pública da ciência e à Educação Superior.

Foi diretor (de agosto de 2015 até outubro de 2016) do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM). Marcelo Knobel é também Fellow da Eisenhower Fellowships (2007), Fellow da John Simon Guggenheim Memorial Foundation (2009) e Lemann Fellow (2015). É membro do Board of Directors da Cultural Vistas. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física. É coordenador adjunto de Colaborações em Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). É editor do Journal of Magnetism and Magnetic Materials (Elsevier) e da Scientific Reports (Nature). É editor-chefe da Revista Ciência e Cultura da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).