Governador Alckmin lança projeto de recuperação ambiental em Holambra

Com investimento de R$ 3,5 milhões, Projeto Nascentes vai recuperar 16 hectares de vegetação nativa no entorno de 170 nascentes e matas ciliares do município

qua, 11/11/2015 - 12h58 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 11, o Projeto Nascentes de Holambra, que irá recuperar 16 hectares de vegetação nativa no entorno de 170 nascentes e matas ciliares do município. O montante investido pelas entidades parceiras é de cerca de R$ 3,5 milhões e o projeto tem coordenação da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento.

“Estamos lançando aqui em Holambra um projeto modelo de produção agrícola, de recuperação das nascentes e das matas ciliares. É possível e é nosso dever compatibilizar o desenvolvimento, a agricultura e a produção, com a preservação dos recursos naturais. Holambra, que já é a capital das flores, será também modelo de conservação”, disse o governador Alckmin.

Durante o evento, foi assinado convênio com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência PCJ) e a Fundação Banco do Brasil. Esse convênio prevê a recuperação da bacia do Córrego Borda da Mata, principal curso d’água que abastece o Lago do Holandês, de onde Holambra retira a água que consome.

Serão recuperadas nascentes degradadas, implantadas práticas integradas de conservação de solo e água nas áreas de produção agropecuária em todas as propriedades, além de serviços de manutenção e conservação nas estradas municipais e acesso às propriedades rurais.

O projeto de Holambra faz parte do Programa Nascentes, uma ação do Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos, por meio da otimização e direcionamento de investimentos públicos e privados para proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes e olhos-d’água; para proteção de áreas de recarga de aquíferos; para ampliação da cobertura de vegetação nativa em mananciais, especialmente a montante de pontos de captação para abastecimento público; para plantios de árvores nativas e melhoria do manejo de sistemas produtivos em bacias formadoras de mananciais de água.

A cooperação entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura, e as entidades parceiras é concretizada por meio de convênio para execução de intervenções de conservação de solo e água. O convênio engloba atividades relacionadas à conservação de solo e água, o que inclui recuperação florestal.

Essas atividades são fundamentais para a revitalização de bacias hidrográficas e melhoria de suas funções ecossistêmicas, principalmente no que tange à produção de água, em quantidade e qualidade. Também estão previstos serviços complementares com foco no saneamento ambiental rural (construção de fossas biodigestoras), na captação de águas de chuva e no controle de perdas com irrigação (impermeabilização de reservatórios com filme plástico). Os serviços de conservação de solo compreenderão as atividades de readequação de estradas rurais, terraceamento e subsolagem.

Há também atividades relacionadas ao saneamento rural e controle de perdas na irrigação, que serão atendidas pela construção de fossas sépticas biodigestoras e revestimento de tanques de irrigação com filme plástico.

As atividades de conservação de solo são fundamentais em projetos de revitalização de bacias hidrográficas. Quando bem planejadas e construídas, as estruturas mecânicas reduzem significativamente a perda de solo e o consequente assoreamento dos mananciais.

Mais informações:
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
(11) 5067-0069