Governador Alckmin lança programa de apoio às exportações paulistas

No lançamento do SP Export, foram assinados convênios com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)

ter, 06/10/2015 - 18h25 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta terça-feira, 6, o Programa Paulista de Apoio às Exportações, o SP Export. A iniciativa será viabilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), por meio da Agência Investe São Paulo. Na ocasião, foram assinados convênios com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para inserção do Estado no Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) de apoio ao programa.

“A exportação, ao lado da infraestrutura e logística, é o que mais rapidamente pode ajudar a segurar o emprego e a gerar novos postos de trabalho no Brasil”, explicou o governador. “Hoje temos uma outra realidade no câmbio, que nos permite uma possibilidade de exportação bastante expressiva e que vai ajudar a retomar o crescimento”, completou Alckmin.

O objetivo do programa é aumentar o volume de exportações do Estado de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas paulistas a encontrarem mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.

“A exportação movimenta a economia, cria empregos e incentiva a inovação. Portanto, neste momento que o país atravessa, a exportação deve ser foco dos nossos esforços para alavancar a indústria, a agropecuária e o setor de serviços, garantindo estabilidade econômica para o Estado”, afirmou o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França.

Caberá à Investe São Paulo, que é agência do Governo do Estado para a promoção de investimentos e competitividade, a execução do programa, com o apoio do MDIC, da Apex-Brasil e da SDECTI.

“A ideia é promover a exportação, mas atendendo as especificidades do mercado paulista. Diversificada e abrangente, a economia do Estado figuraria entre as maiores do continente caso São Paulo fosse considerado um país. Há, portanto, uma grande janela de oportunidades para ser explorada pelas exportações. É preciso potencializar ainda mais nossa diversidade econômica, envolvendo pequenos e médios, como determinou o governador Geraldo Alckmin”, explicou o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós.

SP Export

Serão feitos seminários em diversas regiões do Estado em parcerias com associações comerciais, entidades setoriais, prefeituras e outras instituições para mostrar a importância da cultura exportadora e capacitar as empresas para ingressarem no mercado internacional. Para incentivar o aumento das exportações, empresas paulistas que já exportam ou têm a intenção de conquistar mercados no exterior serão atendidas pelo programa, que irá ajudá-las a incrementar ainda mais sua receita com produtos e serviços fora do país.

O projeto contemplará também a criação de uma plataforma online com conteúdo informativo para ajudar o empreendedor a internacionalizar seus produtos e serviços, além da promoção de missões internacionais com empresários paulistas, participação em feiras e eventos fora do país e vinda de compradores internacionais para conhecerem o mercado paulista.

A meta da Agência é realizar 10 mil atendimentos até 2017, tanto em seminários quanto em consultorias direcionadas.

Sobre a Investe SP

A Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.

A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos.

Estão, ainda, entre as atribuições da Investe SP prospectar novos negócios, recepcionar delegações estrangeiras, promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina e propor ao Governo do Estado políticas que contribuam para a melhoria da competitividade de São Paulo.

Agora, a Agência tem novas e importantes atribuições: o incentivo às exportações dos produtos paulistas, o gerenciamento de parques tecnológicos e apoio às pequenas e médias empresas.

Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br.

Investe SP
Assessoria de Imprensa
(11) 3100-0332