Governador Alckmin lança a Guia de Trânsito Animal Eletrônica

Obrigatório para o trânsito de animais, documento poderá ser obtido pela internet; novidade vai beneficiar milhares de criadores paulistas

ter, 11/12/2012 - 17h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta terça-feira, 11, durante o II Encontro Estadual de Defesa Agropecuária, em Campinas, a e-GTA – Guia de Trânsito Animal Eletrônica. A novidade vai beneficiar milhares de criadores paulistas, que poderão solicitar e imprimir a guia pela internet, sem ter que comparecer pessoalmente a uma unidade da Defesa Agropecuária a cada vez que forem realizar o transporte de animais.

“É um grande ganho. O produtor rural tinha que ir até a Casa de Agricultura, às vezes em outra cidade, para tirar uma guia de transporte. Agora, ele vai fazer tudo pela internet, pode emitir a guia da sua casa, não perde tempo e não gasta dinheiro”, afirmou o governador.

A ação faz parte do sistema informatizado Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal), desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Prodesp. “O produtor comparecerá a uma unidade da Defesa Agropecuária para fazer o cadastro como usuário e receber uma senha, com a qual poderá acessar as informações, fazer o cadastro da GTA que será emitida e informar a movimentação dos animais, tudo com muito mais comodidade, facilidade e rapidez”, afirmou a secretária de Agricultura, Mônika Bergamaschi.

Além disso, a implantação da e-GTA trará uma série de benefícios, como um maior controle de pragas e doenças pelo serviço oficial de defesa, melhor gestão da rastreabilidade do trânsito de bovídeos e melhor controle sanitário do rebanho paulista. Para ter acesso ao novo sistema, o criador precisa estar com a vacinação do rebanho e as obrigações sanitárias em dia.

Por enquanto, a GTA eletrônica não estará disponível para movimentação de bovídeos para reprodução, leilões que não sejam de rebanho geral e para fora do Estado. O motivo é que, para esses casos, há necessidade de validação, pelo órgão oficial, dos exames de brucelose e tuberculose, que inicialmente não estarão disponíveis no sistema Gedave.

Entrega de veículos, máquinas agrícolas e matrizes de morango

Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin e a secretária Mônika Bergamaschi entregaram 165 veículos para a renovação da frota da Defesa Agropecuária. Os novos carros serão usados pelos técnicos nos trabalhos de defesa, prevenção e fiscalização em todo o Estado. O investimento foi de mais de R$ 5 milhões.

A Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) recebeu 16 novos tratores e implementos agrícolas, que serão usados em suas unidades de pesquisa. As novas máquinas fazem parte do programa de revitalização dos institutos, que recebeu mais de 4,3 milhões de reais de investimentos.

Foram anunciados ainda investimentos da ordem de R$ 19 milhões para a realização de obras de construção de novas unidades da Defesa Agropecuária e reformas em estruturas já existentes.

A Associação de Produtores de Atibaia, Jarinu e região, formada por mais de 40 produtores, recebeu quatro mil matrizes de morangueiros, desenvolvidas pelo Laboratório de Produção de Matriz da Cati (Coordenadoria de Assistência Técdnica Integral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

As novas matrizes vão permitir a produção de cerca de 1,7 milhão de mudas, que serão destinadas ao plantio final, promovendo um aumento significativo da produção de morango da associação.

Sobre o II Encontro Estadual de Defesa Agropecuária

O evento reúne profissionais da área de defesa animal e vegetal, de extensão e pesquisa, além de instituições públicas e privadas ligadas ao setor. Neste ano, o encontro tratou da contribuição das ações de defesa agropecuária na economia do Estado de São Paulo e os impactos do trabalho na proteção dos rebanhos e culturas, proteção do solo agrícola, do meio ambiente e da saúde do consumidor.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento