Governador Alckmin inicia as obras da Estação de Transferência Pinheiros

Situada em Hortolândia, estação faz parte do trecho de 4,8 km de extensão do Corredor Vereador Biléo Soares, que ligará Sumaré, Hortolândia e Campinas

qui, 19/03/2015 - 14h30 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin iniciou nesta quinta-feira, 19, as obras da Estação de Transferência Pinheiros, em Hortolândia, marcando a construção do segundo trecho de extensão do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares, de 4,8 km, que ligará os municípios de Sumaré, Hortolândia e Campinas.

Realizadas pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), ligada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, as intervenções envolvem a reformulação do viário em Hortolândia, de 1,1 km, mais o prolongamento deste ponto até a Rodovia SP-101 com extensão de 3,7 km.

“A Estação Pinheiros terá capacidade para atender 30 mil usuários por dia, que serão transportados por seis linhas metropolitanas e linhas municipais de Hortolândia”, explicou Alckmin. “Também estamos construindo o corredor metropolitano, que vai beneficiar toda a região com viagens segregadas e seguras. Trata-se de uma obra importante porque estimula o transporte de alta capacidade”, completou.

Sua construção contempla 2.820 m² de área construída, quatro plataformas, coberturas metálicas, área de apoio operacional, bilheteria, guarita, dois banheiros públicos, bicicletário com 64 vagas e todos os itens de acessibilidade exigidos pela legislação como piso tátil, rampas comunicação visual e sonora etc.

As obras do trecho Sumaré – Hortolândia – Campinas envolvem as seguintes intervenções:

– Extensão da Av. Olívio Franceschini – Hortolândia

– Duas alças de acesso à SP 101 sobre a ferrovia – Hortolândia

– Terminal Metropolitano Rosolém – Hortolândia

– Estação Transferência Peron – Hortolândia

– Estação de Transferência Pinheiros – Hortolândia

– Estação de Transferência Km 110 da Rod. Anhanguera – Sumaré

– Parada II da Av. Lix da Cunha – Campinas

– Seis estações de embarque e desembarque – Hortolândia

O investimento total será de R$ 79,8 milhões e a conclusão das obras está prevista para fevereiro de 2017.

Trecho Nova Odessa – Americana – Santa Bárbara d’Oeste (em obras)

Em dezembro de 2015 serão entregues as obras que estão em andamento no trecho de 24,3 km, com 13,6 km de faixas exclusivas, do Corredor que liga Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d’Oeste, onde serão atendidos 35 mil passageiros por dia. O investimento nesse trecho, que está cerca de 60% concluído, é da ordem de R$ 144,9 milhões. Estão em curso as seguintes intervenções:

– Construção de dois terminais – Santa Bárbara e Americana

– Construção de três Estações de Transferência – Santa Bárbara (São Paulo e Amizade) e Nova Odessa

– Reforma do Terminal em Nova Odessa

– Construção de Complexo Viário em Nova Odessa

– Construção de transposição dos córregos Mollon e Giovanetti, em Santa Bárbara

– Construção de ciclovia em Nova Odessa

Trecho Variante Sumaré – Hortolândia (em projeto)

Em junho deste ano foram iniciados os estudos do Projeto Básico desse trecho de 5,5 km, após a liberação da Secretaria de Estado da Cultura para a construção dos viadutos de transposição da Estação Ferroviária de Sumaré e do Ribeirão do Quilombo. Além dos viadutos, serão construídos mais sete pontes e o Terminal Multimodal de Sumaré.

Mais informações:
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP
Assessoria de Imprensa
(11) 3113-4798 / 4799