Governador Alckmin inaugura Viaduto do Sol em Praia Grande

Obra vai desafogar o tráfego de veículos na entrada da cidade e conta com paisagismo especial

qua, 15/06/2016 - 16h33 | Do Portal do Governo

Para minimizar os congestionamentos na estância de Praia Grande, o governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quarta-feira, 15, o Viaduto do Sol, localizado na entrada da cidade, na Avenida Ayrton Senna da Silva, que começou a ser construído em janeiro de 2014.

“A obra melhora a fluidez em Praia Grande e na região metropolitana, beneficia a cidade e também a região. Uma ótima parceria entre Governo e Prefeitura”, ressaltou o governador.

Este equipamento conta com uma pista superior de duas faixas de rolamento, assim como na Ponte do Mar Pequeno, à qual dá acesso. A via inferior tem 268 metros de extensão, com duas faixas de rolamento (3,5 m de largura cada uma) e 4,5 metros de altura, o que permite o tráfego de ônibus.

Esta nova fase da mobilidade urbana na Baixada Santista é resultado de investimento do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, num total de R$ 15.149.482,44.

O viaduto ganhou obras de arte e um paisagismo especial. As laterais foram revestidas com mosaicos em cerâmica, ilustrados por desenhos de crianças e jovens especiais que estudam nas unidades de Educação Especial de Praia Grande e participam de oficinas de artes ministradas pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Os painéis em cerâmica são esmaltados em tons terrosos, na técnica chamada trencadis, que consiste na criação de mosaicos com peças irregulares. Também são utilizados porcelana esmaltada, em pequenos formatos nos tons de azul degradê, e filetes de cerâmica, vidro e terracota.

Os desenhos foram criados e idealizados pelos jovens especiais. Quem entra na cidade visualiza imagens de peixes, e, quem sai, vê gaivotas. São sete imagens de 2,50 metros de altura por 3,20 de largura em cada lateral. A simbologia dos desenhos reflete o mar de Praia Grande, a sustentabilidade através da pesca e as belezas naturais do município, um dos destinos mais procurados por turistas no Estado de São Paulo. Os peixes simbolizam a cidade praiana e as gaivotas significam o retorno do turista à Praia Grande. A artista responsável pela adaptação e transformação dos desenhos em mosaicos é Marinella Spadon.

Mais informações:
Secretaria de Turismo
Assessoria de Imprensa
(11) 3709-1647