Governador Alckmin inaugura pôlderes de Franco da Rocha

Estruturas evitarão o transbordamento do rio Juquery e do ribeirão Euzébio

seg, 21/12/2015 - 15h12 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, 21, um conjunto de pôlderes na região central de Franco da Rocha. Os dois sistemas integram um conjunto de intervenções realizadas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para minimizar o risco de inundações do ribeirão Euzébio e do rio Juquery, que atingiram de maneira bastante grave a região central da cidade em 2009 e 2010, inundando inclusive a Prefeitura Municipal.

“Franco da Rocha é uma das cidades mais sofridas com a questão das enchentes, porque fica entre morros e dois rios. Fizemos o desassoreamento dos rios, os diques, os sistemas de bombas e pôlderes. A água que cai nas ruas é armazenada em um reservatório e depois é bombeada para o rio”, explicou o governador.

No desassoreamento do ribeirão Euzébio e do rio Juquery, o DAEE removeu 458,4 mil metros cúbicos de sedimentos. “Tiramos mais de 400 mil m³ de material assoreado, aprofundamos e limpamos o rio”, destacou o governador.

O Governo do Estado também autorizou a construção do piscinão das Águas Vermelhas, que vai armazenar mais 200 mil m³ de água. “Com isso, Franco da Rocha, que já sofreu muito, passou no sábado [19] por uma chuva enorme e resistiu bem. E terá, ainda, com o piscinão, mais condições de superar as enchentes do passado”, afirmou Alckmin.

As obras, que tiveram início em dezembro de 2011, incluem desassoreamento de 20 quilômetros do rio Juquery e 1,6 quilômetro do ribeirão Euzébio, e representam um investimento total de R$ R$ 91,4 milhões.

Os pôlderes são estruturas hidráulicas artificiais para controle de enchentes em pontos baixos, próximos a rios e áreas ribeirinhas em geral. O pôlder dispõe de um sistema composto por um dique (muro de contenção), reservatório, dutos e bombas. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, especialmente no verão, evitam o transbordamento dos rios. O sistema de galerias de águas pluviais local direciona as águas da chuva para um pequeno reservatório (menor que um piscinão). Nele, a água é armazenada e lançada de volta ao rio, após o período de pico de vazão.

Pôlder Ribeirão Euzébio (Margem Direita)

– Dique em concreto, com 1, 6 mil metros de extensão, da foz do ribeirão Água Vermelha (altura da rua Benedito F. Marques) até a rua Professor Carvalho Pinto
– Altura: varia de 0,50 metros (foz do ribeirão Água Vermelha) a 2 metros (próximo ao viaduto Donald Savazzoni)
– Reservatório de retenção aberto com capacidade para acumular 2,5 mil m³
– Conjunto com 4 bombas, com capacidade para transportar até 600 l/s
– Área do reservatório: 1.500 m²

Pôlder Ribeirão Euzébio (Margem Esquerda)

– Dique (muro pôlder) na margem esquerda de 1.600 m de extensão – mesmo trecho

Pôlder Rio Juquery (Margem Direita)

– Dique com 1 quilômetro de extensão (500 metros em concreto e 500 metros em terra) da linha férrea da CPTM à avenida Cestini
– Altura: 2 metros
– Reservatório de retenção fechado (tamponado com laje), com capacidade para acumular 4,4 mil m³
– Conjunto com 4 bombas, com capacidade para transportar até 600 l/s
– Área do reservatório: 900 m²

Desassoreamento

O desassoreamento incluso na implantação do conjunto de pôlderes foi realizado em 20 quilômetros do rio Juquery e 1,6 quilômetro do ribeirão Euzébio. No total, foram removidos 458,4 mil m³.

DAEE
(11) 3293-8261 / 8262 / 8385 / 8414
imprensadaee@sp.gov.br