Governador Alckmin inaugura novo Fórum de Teodoro Sampaio

Novo Fórum recebeu investimento de R$ 5,2 milhões e pode abrigar duas varas, além de contar com áreas destinadas à Defensoria Pública, ao Ministério Público e à OAB

seg, 16/06/2014 - 14h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta segunda-feira, 16, o novo Fórum de Teodoro Sampaio. A obra teve investimento total de R$ 5,2 milhões. No novo modelo de gestão das obras de fóruns no Estado, as novas licitações e contratações são feitas diretamente pela Secretaria da Justiça, que se responsabiliza pelo acompanhamento dos resultados, sem necessidade de contrapartida de outros órgãos.

“É uma grande obra para melhorar o acesso à Justiça”, ressaltou o governador. O novo Fórum de Teodoro Sampaio possui três pavimentos, sendo 2.246,15 m² de área construída e uma área total de 9.212,56 m². No térreo está o hall de entrada, posto bancário, sanitários, salão do júri com carceragem, sala do juiz, cartório, sala da administração e área para a Defensoria Pública.

No primeiro andar estão locadas as salas da promotoria, do Ministério Publico, de conciliação, de audiência, de testemunhas, além de sanitários, copa e gabinete do juiz. No segundo andar, estão instalados um depósito, sala de máquinas, armas e objetos apreendidos, sanitários e salas de manutenção.

A nova construção permite abrigar duas varas e conta com áreas destinadas à Defensoria Pública, ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil.

Para a secretária da Justiça, entregar Fóruns é muito mais do que entregar simples obras de engenharia, é garantir direito ao cidadão. “Fórum é, antes de tudo, um espaço de cidadania. Ele não tem dono, o proprietário é o cidadão que precisa se socorrer do judiciário para valer os seus direitos”, ressaltou Eloisa Arruda.

O Governo do Estado de São Paulo tem se empenhado para atender a demanda de Fóruns. Mais de 100 pedidos de reforma ou de construção, em todo o Estado, estão em andamento na Secretaria da Justiça.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291-2612