Governador Alckmin inaugura Centro de Convivência do Idoso em Ibirarema

Equipamento social do programa SP Amigo do Idoso oferece espaço adequado para atividades de lazer e socialização para pessoas com mais de 60 anos

sex, 24/06/2016 - 17h07 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, 24, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) Benjamim Jacinto de Moraes, de Ibirarema que vai beneficiar até 200 idosos com um espaço adequado para atividades de socialização, lazer e saúde. O objetivo do equipamento é contribuir para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

“São Paulo é um Estado Amigo do Idoso. Pretendemos que todos os 645 municípios tenham um centro de convivência. aquele ponto de encontro, de lazer, de programas de geração de renda”, disse Alckmin.

De acordo com dados do IBGE, o município de Ibirarema tem 6.711 habitantes, dos quais 934, ou seja, 13,91% têm 60 anos ou mais, índice um pouco superior ao do Estado de São Paulo, que é de 13%. A construção do equipamento começou em abril de 2014 e foram investidos R$ 250 mil pelo governo paulista e R$ 71 mil pela prefeitura. A administração municipal também será responsável pela manutenção do CCI e atendimento dos idosos.

Pelo programa SP Amigo do Idoso, outros 15 municípios já receberam o equipamento e há ainda 104 convênios em andamento em todo Estado. Em relação aos Centros Dia, cujo foco de atendimento são os idosos semidependentes, foram inauguradas 47 unidades e outros 32 estão em obras. O Estado de São Paulo ainda possui uma rede de mais de 1.800 serviços socioassistenciais direcionados ao atendimento da população idosa e que são ofertados em diversos equipamentos, como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Entidades Sociais. Essa rede atende, em média, 559 mil idosos por ano.

SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa foi criado com o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social. Mais informações em www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br.

Secretaria de Desenvolvimento Social
Assessoria de Imprensa
(11) 2773-8323