Governador Alckmin inaugura base comunitária na Nova Luz

A unidade, que fica no Largo Coração de Jesus, reforçará o policiamento na área; monitoramento no entorno da base terá 16 câmeras de segurança

ter, 03/06/2014 - 17h47 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta terça-feira, 3, a Base Comunitária de Segurança Aliança, na região da Nova Luz, no centro da capital. A unidade, que fica no Largo Coração de Jesus, reforçará o policiamento na área.

Além da base fixa, também foi revitalizada a praça em que ela está instalada, com parquinho infantil, duas quadras reformadas, coreto coberto e mesas de jogos.

“Instalamos, junto com a Prefeitura, a base fixa da Polícia Militar. A Polícia Comunitária é muito importante, porque o policial sabe o nome das pessoas e está muito próximo da comunidade. Essa revitalização contribui com a sensação de segurança e tem o intuito de fazer com que as pessoas voltem a morar na Luz”, ressaltou o governador.

O monitoramento no entorno da base também será reforçado por 16 câmeras de segurança, que foram instaladas na parte interna e externa da base e no seu entorno.

A BCS Aliança será subordinada à equipe da PM responsável pela Operação Nova Luz, que atua no combate ao tráfico de drogas e a outros crimes na região central. Seguindo a diretriz de polícia comunitária, a base vai integrar ainda mais PMs, moradores e trabalhadores locais.

A unidade de 122 m² foi cedida pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) à Secretaria da Segurança Pública (SSP). Por meio dela, a PM estenderá seu apoio a projetos sociais como o Recomeço, do Governo do Estado, e o Braços Abertos, da Prefeitura de São Paulo.

Na base, atuarão 24 policiais com o apoio de quatro viaturas. Além disso, o efetivo contará com unidades especializadas da PM, como as Rondas Ostensivas com Apoio de Motos (Rocam) e a Ronda Escolar Antidrogas, que orienta alunos de sete escolas do Centro sobre drogas e direitos humanos. Em toda a área da Nova Luz atuam 121 policiais.

Ações

Os PMs da região já possuem uma rotina de visitas comunitárias aos moradores e pessoas que convivem no bairro da Luz para detectar problemas e propor soluções.

Desde 2010, Governo do Estado e Prefeitura atuam para revitalizar a área e desestruturar o tráfico de drogas. Até agora, 1.143 pessoas foram presas em flagrante, 326 procurados foram capturados e 694 adolescentes apreendidos.

A ação das polícias reduziu os índices criminais na região. Comparando-se o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, houve 17,29% de queda nos furtos, 22,29% nos roubos, 41,67% nos roubos de veículos e 60% nos homicídios dolosos.

Investimento

O Estado de São Paulo conta com 483 bases comunitárias, sendo 180 fixas e 303 móveis. Somente no ano de 2011, o Governo do Estado investiu R$ 29,5 milhões na compra de 250 bases móveis.

Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6685