Governador Alckmin firma acordo de cooperação com o Governo de Rondônia

Convênio visa compartilhar diretrizes adotadas pelo governo paulista na contratação de serviços terceirizados

qua, 16/12/2015 - 19h12 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira, 16, acordo de cooperação técnica na área de saúde com o governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura, para implantação das diretrizes adotadas pelo governo paulista nas contratações de serviços terceirizados. O intercâmbio se dará entre as secretarias da Fazenda paulista e da Saúde de Rondônia, por meio do compartilhamento da base de dados dos Estudos Técnicos de Serviços Terceirizados (CadTerc), que consolida todos os parâmetros, análise e avaliação de fornecedores desenvolvidos pela Coordenadoria de Compras Eletrônicas e de Entidades Descentralizadas e Contratações Eletrônicas (CCE).

Os estudos CadTerc foram criados para disseminar as diretrizes praticadas pelo Governo de São Paulo nas compras públicas. Eles reúnem, entre outros itens, composição de preços, padronização, especificações técnicas, avaliação de risco, minutas de editais e orientações fundamentais para dar suporte aos gestores no processo de contratação de serviços terceirizados. A consultoria que será prestada pela Secretaria da Fazenda de São Paulo para a pasta da Saúde de Rondônia se concentrará na contratação de fornecedores de serviços de alimentação e limpeza hospitalares, segurança patrimonial, fornecimento de gases medicinais, manutenção predial e recepção.

Os parâmetros técnicos desenvolvidos pela Secretaria da Fazenda conferem eficácia, segurança e economia às negociações. A aplicação das diretrizes estabelecidas no CadTerc pode ser avaliada pelo desempenho da Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado de São Paulo (BEC/SP). No período de janeiro a dezembro de 2015, a BEC/SP fechou a contratação de R$ 1,5 bilhão em serviços terceirizados, com economia média de 23,9% nos preços.

Para a Secretaria de Saúde de Rondônia compartilhar experiências e conhecimento técnico com a equipe do CadTerc pode acelerar o processo de modernização e padronização da gestão de contratos públicos. Um esforço de aprimoramento que requer boas práticas, metodologia, ferramentas eletrônicas e gerenciamento de compras públicas.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa
Secretaria da Fazenda
(11) 3243-3427