Governador Alckmin entrega obra que aumenta a captação de água no Sistema Alto Tietê

Investimento aumenta em 500 litros por segundo o bombeamento de água do córrego Guaratuba para o sistema

ter, 27/01/2015 - 15h53 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta terça-feira, 27 de janeiro, a ampliação da transferência de água do córrego Guaratuba para o Sistema Alto Tietê. A obra, executada em pouco mais de dois meses pela Sabesp, vai aumentar o volume de água armazenado nesse sistema, que abastece parte da zona leste da capital e os municípios de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano, além de parte de Mauá, Mogi das Cruzes e Santo André.

O córrego Guaratuba nasce na serra do Mar e deságua em Bertioga, no litoral paulista. Atualmente 500 litros por segundo de água são transferidos para a Grande São Paulo. Com a obra entregue hoje, esse volume dobrará, chegando a 1.000 litros por segundo. “O Sistema Alto Tietê ganha meio metro cúbico por segundo a mais [de água]. A Sabesp tem uma equipe muito preparada e conseguiu fazer este trabalho em tempo recorde”, destacou o governador.

Para permitir o aumento da transferência, a Sabesp ampliou a adutora e a estação elevatória localizadas no córrego, na altura do município de Biritiba-Mirim. A água captada é bombeada para o rio Claro, que deságua na represa Ponte Nova, uma das cinco que compõem o Sistema Alto Tietê. A água do córrego será incorporada ao volume armazenado nesse sistema. Ela também será tratada em Suzano, na Estação de Tratamento de Água Taiaçupeba.

A obra teve início em 5 de novembro de 2014 e resulta de um investimento de R$ 8 milhões, feito com mão-de-obra própria da Sabesp. Além da zona leste paulistana e da região do Alto Tietê, a medida beneficia toda a Grande São Paulo, já que aumenta a oferta de água para o Sistema Integrado Metropolitano da Sabesp, que interliga os oito sistemas existentes. Vai ajudar também a garantir o abastecimento da população mesmo diante da pior seca da história da região Sudeste.

Mais informações:
Sabesp
Assessoria de Imprensa
(11) 3388-8216 / 8313