Governador Alckmin entrega novo trem para a Linha 7-Rubi da CPTM

Até 2018, serão 19 trens novos somente para esta linha

sex, 02/09/2016 - 12h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, 2, um novo trem para a Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí). A previsão é que mais duas composições entrem em operação nesta linha até o fim do mês.

“Estamos entregando o terceiro trem da nova frota da CPTM. Nos próximos dias, serão mais dois de uma compra de 65. Cada um possui oito carros, totalizando 520 carros novos, com vagão contínuo, que dá mais segurança e conforto, maior motorização e o que há de melhor em tecnologia”, disse o governador. Ele destacou também a troca dos trens mais velhos: “Estamos substituindo trens da década de 50 e, de outro lado, aumentando a oferta do transporte para poder melhorar o serviço no horário de pico e poder diminuir a superlotação”.

Esse é o primeiro dos 19 trens novos que irão operar na Linha 7-Rubi e marca o início do processo de padronização dessa frota. A maior linha da CPTM, com 60,5 quilômetros de extensão, transporta no trecho principal, entre Luz e Francisco Morato, em média, 400 mil usuários por dia útil. Somada a extensão entre Francisco Morato e Jundiaí, a Linha 7-Rubi alcança a marca de 430 mil passageiros transportados.

Essa é a terceira composição do lote de 65 unidades encomendadas a entrar em operação. Outros dois trens já estão atendendo o serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases).

Novos trens

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), o trem possui monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio e espaço para cadeirantes). Possui também monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Os demais trens desse lote serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação após a realização de testes, que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização ferroviária em oficinas e em vias operacionais. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados.

As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.

CPTM
Assessoria de Imprensa
(11) 3117-7077