Governador Alckmin entrega modernização da Estação Poá da CPTM

Após obras, estação ganhou quatro elevadores, duas escadas rolantes, novos sanitários públicos, entre outras novidades

ter, 30/08/2016 - 12h55 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta terça-feira, 30, as obras de modernização da Estação Poá, que atende a Linha 11-Coral (Luz-Estudantes) da CPTM. O investimento é de cerca de R$ 20 milhões.

“É praticamente uma nova estação, reformada e com acessibilidade. Totalmente ampliada e modernizada para atender a população. Já encaminhamos para cá dois trens novos, cada trem com oito carros, ar-condicionado, vagão contínuo e maior motorização”, lembrou o governador. Geraldo Alckmin disse também que até o ano que vem serão entregues mais 10 trens e até 2018 a linha terá, praticamente, todos os trens novos. “Isso vai beneficiar muito a população”.

Para facilitar e garantir o acesso de pessoas com deficiência, grávidas e idosos, a estação ganhou quatro elevadores e duas escadas rolantes, além de sanitários públicos com 27 m², com unidades adaptadas para portadores de deficiência.

Os cerca de 10 mil usuários que embarcam diariamente em Poá também foram beneficiados com modernizações nas entradas da estação e nas plataformas. Nos acessos à estação, o piso das rampas foi reformado e as laterais foram fechadas com placas de aço inoxidável e corrimãos central e lateral.

Já as plataformas de embarque receberam revestimento do piso com granito, instalação de faixa de segurança com ladrilho hidráulico, além de rota tátil para auxiliar o deslocamento de pessoas com deficiência visual. O detalhe ficou por conta da cobertura com telha, que proporciona isolação termo-acústica, além da instalação de equipamentos de sonorização, cronometria e de combate a incêndios.

As obras de modernização incluíram ainda a reforma da área operacional da CPTM na estação. No saguão principal, foi instalada nova bilheteria blindada, composta por três guichês de atendimento, equipados com intercomunicadores que facilitam a comunicação com o usuário. Toda a operação pode ser acompanhada através da moderna Sala de Supervisão Operacional (SSO), instalada junto à linha de bloqueios.

No local, também foi projetado um reservatório de água com capacidade para água potável, para água de reuso destinada ao uso nos sanitários e limpeza da estação, e uma parte destinada ao combate a incêndio.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, participaram do evento.

CPTM
(11) 2392-1398 / 1432 / 1347