Governador Alckmin entrega mais dois novos trens para a Linha 11- Coral da CPTM

Com salão contínuo de passageiros, os trens possuem monitoramento com câmeras e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida

ter, 04/11/2014 - 15h08 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta terça-feira, 4, dois novos trens para a Linha 11-Coral (Luz-Guaianazes), que fazem parte de um lote de nove composições adquiridas para reforçar a frota do Expresso Leste. O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Mário Bandeira, participaram da entrega.

“Entregamos hoje o que há de mais moderno, trens com ar condicionado, motorização maior, câmeras de vídeo e vagão contínuo. Cada trem tem oito carros, então são 16 carros a mais”, disse Alckmin. “A linha 11, que vai para a zona leste e depois até Mogi, é a maior linha da CPTM e transporta 750 mil passageiros por dia. Esses dois trens representam um grande ganho à população”, completou o governador.

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, espaço para cadeirantes).

Toda a frota da CPTM está sendo renovada. Desde 2006, 104 novas composições já entraram em operação.

No ano passado, o Governo do Estado encomendou mais 65 trens para concluir a renovação da frota da Companhia. Os primeiros trens deverão ser entregues no primeiro semestre de 2015.

Linha 11-Coral

A CPTM também está investindo na modernização de sua infraestrutura (como sistemas de sinalização e reconstrução de estações). Somente na Linha 11-Coral, os investimentos previstos para este ano são de cerca de R$ 90 milhões.

Três estações estão em fase final de reconstrução (com estrutura moderna, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade) e devem ser entregues aos usuários no primeiro semestre de 2015: Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá.

Outras cinco estações também serão reconstruídas (Antonio Gianetti, Mogi das Cruzes, Estudantes, Jundiapeba e Brás Cubas) e a previsão de início de obras depende da liberação dos recursos do PAC da Mobilidade, programa do governo federal.

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Assessoria de Imprensa
(11) 3293-4598 / 4632