Governador Alckmin entrega 105º novo trem para a CPTM

A Linha 11-Coral incorpora mais um trem e completa a frota da série 9000

seg, 23/02/2015 - 13h07 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, 23, mais um trem para a Linha 11-Coral – Expresso Leste (Luz-Guaianazes), completando o lote de nove composições da série 9.000 em operação. O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Mário Bandeira, participaram da entrega.

“Os trens mais antigos tinham 33% de motorização, de cada três carros, um era motorizado. Agora é 50%, a cada dois carros um é motorizado. E todos com ar condicionado”, afirmou o governador.

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras nas partes externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, espaço para cadeirantes).

Alckmin lembrou que 76% dos carros da CPTM possuem ar condicionado. “A meta, com mais 65 trens que já estão em fabricação, é ter 96% dos trens da CPTM com ar condicionado”, destacou.

Renovação da frota

Toda a frota da CPTM está sendo renovada. Além das 105 novas composições já entregues, estão em fabricação mais 65 trens para atender todas as linhas. Os primeiros trens deverão começar a ser entregues neste ano. As novas composições atenderão todas as linhas, de acordo com o aumento da demanda, obedecendo aos processos de expansão e modernização de cada linha.

Os novos trens atendem plenamente as exigências das Normas Brasileiras de acessibilidade e contam com todos os dispositivos de acessibilidade visuais e sonoros, tais como: sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico da linha, painel eletrônico de lado de desembarque e local das estações concomitante com áudio, espaço para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física.

Em relação à ventilação nos trens, com a modernização da frota, nos últimos quatro anos, o índice de trens com ar-condicionado passou de 33% para 76%. As demais composições em operação contam com sistema de ventilação.

Mais informações:
CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Assessoria de Imprensa
(11) 3293-4598 / 4632
www.cptm.sp.gov.br