Governador Alckmin destaca compromisso do Estado com a transparência pública

Expertise britânica capacitará servidor a identificar fraudes e agir rápido a qualquer indício de corrupção em órgãos públicos, em curso no Palácio dos Bandeirantes

qua, 09/12/2015 - 17h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quarta-feira, 9, da abertura do curso internacional “Combate à Fraude e à Corrupção nas Contratações Públicas”, no Palácio dos Bandeirantes. Participaram da solenidade o secretário de Governo, Saulo de Castro Abreu Filho, o corregedor da Administração do Estado, Ivan Agostinho, o procurador Geral de Justiça, Márcio Elias Rosa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, e o embaixador britânico Alex Ellis.

O evento ocorreu durante o Dia Internacional de Combate à Corrupção, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 9 de dezembro de 2003. As aulas do curso capacitarão servidores que atuam nas áreas de contratação, licitação, gestão de contratos, auditoria, controladoria, corregedoria e controle interno a identificar fraudes e agir prontamente a qualquer indício de corrupção em Governos e Prefeituras.

“Nós teremos, aqui, dois dias de curso com exemplos bem práticos. São cursos nas várias áreas e o interesse foi muito grande, quase 800 inscritos. Muitos farão, inclusive, por meio de teleconferência”, disse o governador. “Nós somos nota 10 pelo Portal da Transparência, da Controladoria Geral da União. Temos a Corregedoria, a Ouvidoria Geral, os salários estão todos na internet, inclusive de empresas estatais. Um controle grande sobre a área de contratos, mas queremos sempre avançar ainda mais”, ressaltou Alckmin.

Financiado pela Embaixada Britânica no Brasil, o curso é uma iniciativa conjunta da instituição de consultoria International Governance and Risk Institute (GovRisk) e da Corregedoria Geral da Administração (CGA) do Estado de São Paulo. O objetivo é trazer para os alunos mecanismos modernos do Reino Unido para São Paulo.

O investigador do Banco Mundial Michael Kramer ministrará as aulas, hoje (9) e amanhã (10) no Palácio dos Bandeirantes, e haverá 17 polos de recepção, com presença de monitores que instruirão os alunos durante videoconferência, nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. As aulas, teóricas e práticas, apresentarão métodos e técnicas utilizadas por órgãos internacionais especializados em combate à corrupção.