Governador Alckmin dá início às obras de expansão do Shopping Metrô Itaquera

Empreendimento ganhará mais de 20 mil m², sete lojas âncoras e 160 lojas satélites

ter, 21/06/2016 - 12h51 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou, na manhã desta terça-feira, 21, do lançamento das obras de ampliação do Shopping Metrô Itaquera. Com previsão de inauguração em outubro de 2017, o centro comercial terá mais 20,9 mil m², 160 lojas satélites, além de sete lojas âncoras, 17 de fast-food, três restaurantes e mais 1.500 vagas de estacionamento. Entre as lojas já comercializadas estão Renner, Riachuelo, Lojas Americanas, Ri Happy Brinquedos, Ponto Frio, Centauro e Kalunga, totalizando 70% da área bruta locável.

O fator de grande relevância para o atual momento econômico do país é que o empreendimento, que terá investimento privado de R$ 275 milhões, somente durante o período de execução das obras, criará mil novos empregos diretos. Após a inauguração, serão mais 2,5 mil novos empregos, considerando os trabalhadores que serão admitidos pelos lojistas e funcionários administrativos. A ampliação do empreendimento combinou os esforços do setor privado com o Governo do Estado de São Paulo. “O shopping gera emprego para a região e facilita a vida da população, que pode vir pra cá de trem ou metrô”, comemorou o governador Geraldo Alckmin.

O Shopping Itaquera é um empreendimento anexo à estação Corínthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha do Metrô, que transporta cerca de 1,5 milhão de usuários diariamente. A estação Itaquera recebe cerca de 100 mil usuários por dia e faz integração com Terminal de Ônibus Urbano e com a Linha 11-Coral – Expresso Leste da CPTM.

Mais de 2.500 vagas de emprego

“Essa parceria é um bom exemplo de ganha-ganha. Ganha o Governo do Estado, porque temos participação nos resultados do Shopping – e isso deve crescer agora com a expansão – porque o terreno é do Estado, é do Metrô. Ganha a sociedade, pois teremos aqui mil empregos diretos na obra de ampliação e, depois de pronto, mais 2,5 mil. Facilita a vida da população, porque tem uma estação com trem e metrô, transporte de alta capacidade. Então, aqui se tem uma bela parceria”, comentou Alckmin sobre o espaço. “O Governo tem a linha de trem, de metrô, serviços públicos como Procon, Detran, Poupatempo, tudo aqui junto ao Shopping”, disse o governador sobre os benefícios da expansão.

Inaugurado em 2007, o Shopping Metrô Itaquera recebe, aproximadamente, 60 mil pessoas por dia, sendo a principal referência comercial na Zona Leste de São Paulo. Com localização privilegiada, atende a uma população de, aproximadamente, 1,1 milhão de pessoas e está interligado à estação do Metrô Corinthians-Itaquera, CPTM, Terminal Urbano Corinthians-Itaquera, Etec e Arena Corinthians.

Com 57 quiosques, 150 lojas, sendo 8 âncoras, o shopping abriga as principais marcas do varejo, que inclui Extra Hipermercados, C&A, Pernambucanas, Casas Bahia, Magazine Luiza, Marisa, Preçolândia, Besni, além de uma moderna operação de cinema, a Cinépolis, com 8 salas, e uma academia Smart Fit. O empreendimento também é conhecido por sediar o maior Poupatempo da capital paulista e o primeiro Drive Thru de Mc Donald´s dentro de um shopping center na Zona Leste. Ao longo do ano passado, o Shopping atendeu cerca de 20,5 milhões de pessoas, gerando, aproximadamente, R$ 579 milhões.

Sobre o Metrô de São Paulo

Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 4,7 milhões de passageiros. Apenas na estação Corinthians-Itaquera circulam, todos os dias, 192 mil pessoas. Em 2015 o Metrô de São Paulo ultrapassou a marca de 25,6 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração, em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.

Além das receitas com a arrecadação da tarifa, o Metrô também loca espaços comerciais e recebe participação no faturamento dos shoppings centers. Em 2015, os shoppings Metrô Tatuapé, Boulevard Tatuapé, Santa Cruz, Itaquera, Tucuruvi, terminais rodoviários e imóveis geraram uma receita para a Companhia de R$ 84,6 milhões, de um total de R$ 162,4 milhões. Para 2016, o Metrô espera arrecadar R$ 175,2 milhões com receitas não-tarifárias.

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