Governador Alckmin autoriza projeto do BRT Metropolitano Perimetral Alto Tietê

A construção desse moderno sistema de transporte propiciará conforto, segurança e qualidade de vida aos usuários

qui, 13/02/2014 - 14h26 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira, 13, em Ferraz de Vasconcelos, a execução dos projetos básico, executivo e ambiental do BRT Metropolitano Alto Tietê, de 20,9 km de extensão, que ligará os municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos.

“Iremos fazer um dos corredores de ônibus mais importantes de São Paulo, que é o BRT aqui do Alto de Tietê. Serão investidos cerca de R$ 336 milhões em quase 21 quilômetros de corredor, que contemplará novas estações e ônibus articulados”, informou Alckmin. “Tudo para garantir o conforto e a qualidade, além de reduzir em 30% o tempo de viagem das pessoas”, completou.

O trabalho será elaborado pelo Consórcio Projeto BRT Arujá (Empresas Vetec e Walm), vencedor da concorrência pública, sob a supervisão e coordenação da EMTU/SP e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Além de um moderno sistema de transporte com total exclusividade para a operação dos ônibus, com faixas de ultrapassagem, regularidade na frequência das linhas e controle eletrônico de operação, o BRT Metropolitano Perimetral Alto Tietê traz na concepção dos seus terminais e estações a preservação do meio ambiente, com a utilização de dispositivos voltados para o aproveitamento de energia e água.

Localização e demanda

Esse novo sistema de transporte está inserido em uma região de grande concentração populacional (890 mil habitantes), por onde passam três importantes rodovias: Fernão Dias, Dutra e Ayrton Senna.

A estimativa é de que sejam atendidos 47 mil passageiros por dia, que serão transportados com uma frota prevista de 67 ônibus, sendo 55 articulados e 12 do tipo Padron. Serão veículos modernos, menos poluentes, com portas largas que facilitam o embarque e desembarque, ar condicionado, bancos estofados, com sistema Wi-Fi e monitorados por câmeras e GPS.

Sistema BRT (Bus Rapid Transit)

Trata-se de um sistema de transporte estruturador que promoverá a racionalização do serviço, a integração entre os modos de transporte (linhas municipais, metropolitanas e trens da CPTM – Linhas 11 e 12), além de valorizar o entorno com a criação de espaços urbanos, a exemplo do projeto da Praça do Mirante, em Itaquaquecetuba. Contará ainda, com ciclovia bidirecional.

Estações de Embarque

As estações serão amplas, confortáveis e seguras, totalmente acessíveis para pessoas com deficiência, com plataforma de embarque em nível, informações em tempo real aos usuários (tempo de espera, problemas na rede, etc), cobrança desembarcada e faixa de ultrapassagem para agilidade na operação.

Serão equipadas com coberturas termoacústicas e iluminação de alta performance que propiciam menor consumo de energia. Terão ainda pavimento intertravado para garantir a permeabilidade do solo, sistemas de captação de águas pluviais e painéis fotovoltaicos para captação de energia solar.

Qualidade de vida e meio ambiente

Com o novo corredor, a população do Alto Tietê vai ganhar tempo, conforto e segurança. O percurso, que atualmente é feito em 70 minutos, será percorrido em 50 minutos, o que representa uma economia média no tempo de viagem de aproximadamente 30% e uma economia de R$ 39,5 milhões/ano. Isso representa mais qualidade de vida aos usuários, que terão mais tempo para lazer ou descanso.

O novo sistema favorece também o meio ambiente, com redução da quilometragem percorrida pelos ônibus de dois milhões km/ano, com ganhos ambientais da ordem de 2,6 milhões de toneladas/ano de CO2.

Cronograma e investimento

A conclusão dos projetos está prevista para dezembro deste ano. As obras começarão no primeiro semestre de 2015 e serão entregues no primeiro semestre de 2016. A estimativa é de que serão investidos nesse empreendimento R$ 336,8 milhões com recursos do Governo do Estado de São Paulo.

O projeto foi dividido em trechos:

Avenidas Renova dos Santos e João Manuel (Arujá)

– 3,2 km de extensão
– 4 Estações de Embarque
– 1 Estação de Transferência
– 1 Terminal de Integração
– Status: início de Projeto Básico e Executivo

Rodovia SP-56 (Arujá – Itaquaquecetuba)

– 10,3 km de extensão
– 14 Estações de Embarque
– 1 Estação de Transferência (Monte Belo em Itaquaquecetuba)
– Status: Projeto Funcional concluído; início de Projeto Básico e Executivo; projeto de duplicação da SP-56 em andamento pelo DER

Estação de Transferência Monte Belo/Itaquaquecetuba – Estação Ferraz de Vasconcelos

– 7,4 km de extensão
– 8 Estações de Embarque (a definir)
– 1 Terminais de Integração (Ferraz de Vasconcelos)
– Adequação do terminal de Integração (Cid. Kemel, em Poá)
– Status: Estudo preliminar concluído; início de Projeto Funcional e Básico

EMTU
(11) 3113-4798