Governador Alckmin autoriza obras do Complexo Viário do Polo Itaquera, na Zona Leste

Licitação para construção da maior passarela de SP é novidade no conjunto de obras

seg, 27/08/2012 - 18h09 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta segunda-feira, 27, a assinatura da primeira nota de serviço para a implantação do Complexo Viário do Polo Institucional de Itaquera, na Zona Leste.

No evento, Alckmin anunciou ainda a licitação das alças de ligação entre a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial) e a Av. Jacu-Pêssego, avaliadas em R$ 75 milhões. Outra novidade será a construção da maior passarela de São Paulo, com valor estimado em R$ 19 milhões. O dispositivo terá extensão de 185 metros, vão livre de 110 metros e será usado por torcedores a caminho da futura Arena Corinthians.

“Estas obras fazem parte do legado da Copa para São Paulo. Sempre se diz que o problema das grandes cidades do mundo é a distância entre os locais onde as pessoas moram e os locais onde elas trabalham, então esse Polo será um grande promotor de postos de trabalho, empregos e oportunidades no coração da zona leste e ainda com metrô e trem”, afirmou o governador.

Com a assinatura da nota de serviço para as obras do complexo viário, o Consórcio Vizol, formado pelas construtoras OAS e S/A Paulista, inicia os trabalhos de mobilização de canteiro de obras, sinalização e instalação de placas de aviso de intervenções.

O consórcio venceu a licitação da DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S/A), oferecendo desconto de 27,8% para a execução das obras e serviços, orçados inicialmente em R$ 355 milhões. Assim, a proposta vencedora, de R$ 257 milhões, representou economia de R$ 97,8 milhões ao Tesouro Paulista. Homologado vencedor em 28 de junho, consórcio assinou contrato com a DERSA em 15 de agosto.

“Esta obra foi licitada por R$ 355 milhões e, após uma licitação muito aguerrida, o consórcio vencedor apresentou um valor de R$ 257 milhões. Esse recurso de quase R$100 milhões de desconto permitiu que o governador aprovasse a elaboração e execução do projeto da passarela, que será muito importante porque vai ligar duas áreas fundamentais da zona leste e também as alças da Avenida Jacu Pêssego”, ressaltou o secretário dos transportes, Saulo de Castro Abreu Filho.

Assinada a nota de serviço, as obras devem começar no início de setembro, com prazo de conclusão de 20 meses. O Tesouro do Estado investe no complexo viário R$ 345,9 milhões e a Prefeitura de São Paulo, R$ 132,3 milhões. Assim, o total previsto no convênio para o empreendimento é de R$ 478,2 milhões.

Serão realizadas as seguintes obras e serviços:

1- Nova avenida de ligação Norte-Sul entre a Av. Itaquera e a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos;

2- Nova avenida de ligação entre a Av. Norte-Sul e a Av. Miguel Inácio Cury;

3- Adequação viária da ligação entre a Av. Miguel Inácio Cury e a Estação Corinthians-Itaquera; e

4- Adequação viária da Radial Leste nas proximidades da Estação Corinthians-Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho.

Benefícios

A nova avenida no sentido Norte e Sul interligará as Avenidas José Pinheiro Borges e Radial Leste à Avenida Itaquera, eliminando a necessidade da volta pela Avenida Líder. O conjunto de viadutos a ser instalado sobre os trilhos do Metrô e CPTM permitirá uma transposição fácil da porção Norte à Sul do bairro, que hoje não conta com um viário apropriado.

A ligação da Itaquera à Miguel Inácio Curi facilitará o acesso da Radial Leste e da estação Corinthians-Itaquera, a partir da Avenida Itaquera e Avenida Líder. A via expressa, executada em mergulho na Radial Leste, segregará o transito local do trânsito de passagem, que será alocado em via expressa.

O Complexo Viário Polo Itaquera implementará uma nova dinâmica ao bairro, beneficiando diretamente os cerca de 2,4 milhões de habitantes do extremo Leste da cidade. Além da melhoria no trafego, o desenvolvimento local poderá equilibrar a relação moradores/postos de trabalho, diminuindo o fluxo de moradores que se deslocam para outras regiões da cidade diariamente para trabalhar e/ou estudar.