Governador Alckmin autoriza aquisição de mais 65 novos trens para a frota da CPTM

Trata-se da maior aquisição de trens realizada em um único certame pelo Governo do Estado de São Paulo

sex, 03/08/2012 - 17h22 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta sexta-feira, 3, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a iniciar a concorrência nacional para aquisição de 65 novos trens, formado por 8 carros cada um. O edital de licitação será publicado no Diário Oficial de sábado, 4. Com essa compra, além de reforçar a frota da Companhia, o Estado mantém aquecida a indústria ferroviária brasileira.

O governador explicou os benefícios com os novos trens. “Com 520 carros a mais, fora aquilo que já está encomendado, mais os esforços de sinalização, com o CBTC, e mais a rede elétrica, a energização, investimento que está sendo feito nas subestações de energia, nós vamos ter trens de três em três minutos no horário de pico em todas as linhas”.

Trata-se da maior aquisição de trens realizada em um único certame pelo Governo do Estado de São Paulo. Com esse novo lote, 85% da frota metropolitana será completamente renovada. Desde 2006, já foram adquiridas 105 composições, das quais 74 já estão em operação em diversas linhas da CPTM. As demais serão entregues gradativamente até 2013.

A exemplo das últimas unidades entregues à CPTM, as novas composições serão equipadas com tecnologia de ponta, ar-condicionado, itens de acessibilidade e câmeras de vigilância em todos os carros.

Seguindo o modelo da série 8.000, que circula na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), os trens terão salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros) e serão acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, contando com dispositivos para orientar usuários com deficiência auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio). Os sistemas de informação audiovisual são compostos por monitores de vídeo e displays, além de sinalização de abertura e fechamento de portas.

Com 170 metros de comprimento, a parte externa do trem seguirá o padrão adotado pela CPTM no processo de modernização da frota e contará com design arrojado, layout moderno e funcional no seu interior.

Os trens a serem adquiridos poderão circular em qualquer linha da CPTM, uma vez que virão equipados com equipamentos de bordo para CBTC (Communications-Based Train Control), ATC (Automatic Train Control) e ATO (Automatic Train Operation).

A previsão é que os primeiros trens comecem a ser entregues a partir de 2014, uma vez que o edital de licitação prevê o prazo de 18 meses a contar da data de emissão da Ordem de Serviço (OS). O cronograma será definido após a conclusão do certame.

Mais empregos e especialização da mão de obra

O empenho de São Paulo para expandir a malha ferroviária reativou a produção nacional. Nos últimos anos, a indústria ferroviária sustentava-se com exportações para os metrôs de Santiago do Chile, Buenos Aires e Nova Iorque.

Além de gerar novos negócios e aquecer o mercado metroferroviário, o Governo do Estado de São Paulo tem contribuído para o aumento de empregos no setor. Em 2011, a indústria nacional gerou cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos e obteve faturamento de R$ 4,3 bilhões. A produção seguirá forte nos próximos anos. Para 2012, a estimativa é de crescer 5% em empregos e faturamento, segundo dados do próprio setor.

Os investimentos do Estado para a melhoria do transporte público metroferroviário também trazem outros benefícios para o setor industrial como a qualificação e aumento no volume de mão de obra especializada, além de ampliar as chances para a indústria crescer e tornar-se mais competitiva no mercado mundial.

A retomada da indústria não se limita à fabricação de carros de passageiros. Utilizando tecnologia de última geração, o Metrô e a CPTM estão recebendo investimentos tecnológicos para um novo sistema de sinalização. O CBTC, juntamente com o ATO, permitirá a redução dos intervalos entre os trens, além de incluir funções de automatismo como regulagem do sistema e abertura e fechamento de portas, entre outras.

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Assessoria de Imprensa
Tel. 3293-4471 / 4474
www.cptm.sp.gov.br