Governador Alckmin apresenta projetos de mobilidade urbana

Estado vai encaminhar para o Governo Federal as medidas que farão parte do Pacto pela Mobilidade

ter, 25/06/2013 - 17h29 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 25, no Palácio dos Bandeirantes, os projetos de mobilidade urbana que serão apresentados ao Governo Federal, com base no Pacto divulgado pela presidente Dilma Rousseff na última segunda-feira, 24, por meio do qual será repassado aos Estados, entre recursos do orçamento e financiamentos, cerca de R$ 50 bilhões.

Segundo Alckmin, o caminho do Governo de São Paulo é sempre em busca de boas parcerias e os investimentos em mobilidade urbana “devem partir dos três níveis de governo”. Mediante isso, serão apresentados três projetos de ampliação e melhoria no transporte público: um de pneu e dois de trilhos.

Pneu – Ampliação do Corredor Noroeste

O Corredor Metropolitano Noroeste será estendido até as cidades de Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d’Oeste. Serão 24,5 km de corredor e o investimento será de R$ 160 milhões. Além desse trecho, estão em desenvolvimento os projetos de obras para o trecho de 3,7 km entre Campinas e Sumaré, que representam um investimento de R$ 70 milhões. Todas estas obras serão entregues em 2014. Hoje o Corredor Metropolitano Noroeste possui 32,7 km de extensão e liga Campinas, Hortolândia e Sumaré.

Trilhos – Ampliação, reforma e modernização da CPTM

As propostas de mobilidade a serem apresentadas ao Governo Federal na próxima semana incluem a reforma, ampliação, modernização e acessibilidade de 30 estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), com investimento de R$ 1,2 bilhão.

A companhia já está realizando a licitação para obras em nove estações:

Linha 7-Rubi: Caieiras, Baltazar Fidelis, Botujuru e Campo Limpo Paulista

Linha 10-Turquesa: Guapituba e Ribeirão Pires

Linha 11-Coral: Antonio Giannetti Neto

Linha 12-Safira: Itaquaquecetuba (modernização) e a construção de uma nova estação, a de União de Vila Nova.

Nos próximos meses, serão publicados os editais de outras 21 estações:

Linha 7-Rubi: Água Branca, Vila Clarice, Pirituba, Jaraguá, Perus, Várzea Paulista e Jundiaí

Linha 10-Turquesa: Mooca, Ipiranga, São Caetano ,Utinga, Prefeito Saladino, Santo André, Mauá, Capuava e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral: Brás Cubas, Jundiapeba, Mogi das Cruzes, Estudantes

Linha 12-Safira: Engenheiro Manoel Feio

Trilhos – Expansão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela

A Linha 5-Lilás do Metrô será expandida até o Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo. A previsão é que sejam quatro quilômetros de extensão e três novas estações: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela. A expectativa é que sejam transportados de Chácara Klabin até Jardim Ângela 900 mil passageiros por dia. Esse novo trecho da Linha 5 se integrará aos atuais 8,4 km entre o Largo Treze e Capão Redondo. Atualmente, a Linha 5 está em expansão com as obras em execução no trecho entre Largo Treze e Chácara Klabin, compreendendo 11,5 km. As obras estão divididas em oito lotes.

A previsão de entrega para o trecho Largo Treze – Adolfo Pinheiro é para 2013 e o restante da linha, até Chácara Klabin, para 2015. Haverá conexões nas estações Campo Belo (integração com a Linha 17-Ouro, de monotrilho), Santa Cruz (Linha 1-Azul) e Chácara Klabin (Linha 2-Verde). A estimativa é que a demanda diária da linha passe dos atuais 250 mil para 771 mil usuários com esse trecho. Também foram adquiridos 26 novos trens, que estão sendo produzidos pela empresa CAF, no município de Hortolândia, interior de São Paulo.

A empresa habilitada por licitação para executar o projeto funcional da extensão da estação Capão Redondo até Jardim Ângela é o Consórcio Funcional Jardim Ângela, composto pelas empresas Vetec Engenharia Ltda., Opus Oficina de Projetos Urbanos Ltda. e Controltec Gerenciamento de Obras Ltda. O projeto funcional é a primeira etapa para traçar uma linha de metrô e definir o modal mais adequado para a demanda da região. O valor do contrato é de R$ 1.005.770,00.