Governador Alckmin anuncia pesquisa OD e corredores metropolitanos no Vale do Paraíba

Resultados da pesquisa Origem-Destino e corredores de ônibus possibilitarão novas alternativas de mobilidade a mais de 2 milhões de habitantes

sáb, 08/03/2014 - 14h33 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin autorizou neste sábado, 8, a publicação de edital para contratação de estudos e do projeto funcional para dois corredores intermunicipais de ônibus que vão beneficiar a população de seis municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN). A EMTU/SP, empresa vinculada a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, é a gestora do transporte metropolitano na região.

Na ocasião o governador ressaltou a importância da medida para a região, que registra o transporte de 1,6 milhão de passageiros por mês. “Gostaria de destacar que a parceria com as prefeituras é fundamental para esse trabalho. Esses modelos de transporte, como o BRT e os corredores, são os mais adequados para a região e irão proporcionar um ganho significativo de qualidade para a população”, afirmou Alckmin.

No mesmo evento, foi autorizada a assinatura da Ordem de Serviço para contratação de Pesquisa Origem-Destino nos 39 municípios que compõem a RMVPLN. Os resultados da Pesquisa OD servirão como subsídio para o planejamento de sistemas de transporte público e melhorias na mobilidade na região.

Alckmin também assinou convênio com quatro prefeituras para implementar ações visando a utilização da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (CIPES) e formalizará parceria da EMTU/SP com o Provisão – Centro de Referência Oftalmológica e de Reabilitação Visual.

Corredores metropolitanos

Dois empreendimentos servirão como importante alternativa de mobilidade aos usuários da região, que atualmente utilizam a rodovia Presidente Dutra como principal opção. Fazem parte do Sistema de Transporte Rápido Intermunicipal de Média Capacidade (TRIVALE) a ser implantado na RMVPLN, ligando os municípios de Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Tremembé, Pindamonhagaba e Taubaté.

1) BRT Metropolitano Jacareí – São José dos Campos

Extensão total : 21,9 km
Devido à maior demanda existente entre Jacareí e São José dos Campos, foi sugerido o conceito BRT para ligar os dois municípios. O sistema possui as seguintes características:
– Embarque e desembarque no mesmo nível dos veículos, tornando o processo mais rápido;
– Sistema de pré-pagamento de tarifa;
– Veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;
– Transferência entre rotas sem incidência de custo;
– Integração com outros modais de transporte;
– Centro de controle operacional;
– Priorização semafórica;
– Informação em tempo real ao usuário;
– Acessibilidade universal

2) Corredor Metropolitano de Integração do Vale do Paraíba (São José – Caçapava – Taubaté – Tremembé – Pindamonhagaba)

Extensão total: 63 km

Cronograma dos corredores

– Publicação do edital de estudos e projeto funcional: em 09/03 nos jornais do Vale do Paraíba e em 11/03 no Diário Oficial do Estado.

– Entrega de propostas e abertura de proposta técnica: abril de 2014

– Assinatura do contrato com a empresa escolhida: junho de 2014

– Conclusão dos estudos e projeto funcional: janeiro de 2015

Pesquisa Origem-Destino

A primeira Pesquisa de Origem e Destino (OD) da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) tem o valor contratual de R$ 1,9 milhão. A previsão de início das pesquisas de campo é junho de 2014.

O objetivo do levantamento é conhecer o padrão de deslocamento, em razão das características socioeconômicas, da população dos 39 municípios que compõem a RMVPLN, mapear a localização espacial dos polos de produção, a motivação de viagens (emprego, escola etc.), além de fornecer informações para formulação de políticas públicas de planejamento urbano e de transporte.

O Estudo prevê a aplicação da pesquisa em 9.700 domicílios, bem como a realização de 28.500 entrevistas com motoristas e passageiros na Linha de Contorno nas estradas da região.

Fazem parte da metodologia:

Pesquisa Domiciliar – Coleta de dados sistematizados que caracterizem o padrão das viagens dos passageiros na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – RMVPLN, bem como a sua correlação com o uso do solo e os aspectos socioeconômicos.

Pesquisa de Linha de Contorno – Visa identificar e quantificar as viagens externas que atravessam a região. As entrevistas serão realizadas com os motoristas nos principais pontos das rodovias.

Assinatura de convênio com prefeituras

Trata-se de Cooperação Técnica e Apoio Recíproco entre a EMTU/SP e os municípios para o desenvolvimento e a execução conjunta de ações necessárias para implementar a utilização das credenciais expedidas pela EMTU/SP, Centro de Integração do Passageiro Especial (CIPES) e Cartão BOM Especial.

Serão beneficiados, inicialmente, os municípios de Pindamonhangaba, Lorena, Caçapava e Guaratinguetá.

Parceria com o Provisão

O Provisão é, hoje, Centro de Referência Oftalmológica e de Reabilitação Visual. Sua abrangência é a Região do Cone Leste Paulista (Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).

Objetivos da parceria: divulgar o benefício de isenção tarifária para o transporte intermunicipal nos ônibus da EMTU/SP às pessoas com deficiência visual atendidas no Centro de Reabilitação Visual e Hospital Provisão, possibilitando o acesso a este benefício; realizar a emissão de laudo médico oftalmológico utilizando sistema on-line disponibilizado pela EMTU; divulgar os serviços oferecidos pelo Provisão aos usuários da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte; divulgar às prefeituras o serviço de consultório móvel itinerante oferecido pelo Provisão.

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP
(11) 3113-4798 / 4799