Governador Alckmin anuncia avanços no cronograma do VLT da Baixada Santista

Foi autorizada a publicação do edital de pré-qualificação das obras do trecho Conselheiro Nébias - Valongo e homologado o consórcio que vai operar o Sistema Integrado de Transporte Metropolitano

qui, 18/12/2014 - 12h21 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 18, no Palácio dos Bandeirantes, duas ações para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano (SIM) na Baixada Santista, gerenciados pela EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Foi autorizada a publicação do edital de pré-qualificação das obras do trecho Conselheiro Nébias – Valongo do VLT da Baixada Santista, atualmente em fase de licenciamento ambiental, e que tem como objetivo pré-selecionar empresas qualificadas para participar de futura licitação para obras naquele trecho com o propósito de agilizar o processo licitatório. A previsão é que as obras sejam iniciadas no 1º semestre de 2015.

“O VLT representa transporte de alta capacidade, qualidade, elétrico, não poluente e beneficiando o transporte coletivo e metropolitano da Baixada Santista”, ressaltou o governador Alckmin.

O trecho Conselheiro Nébias – Valongo, com 8 km de extensão, terá 14 estações de embarque/desembarque, com estimativa de 40 mil usuários/dia. O investimento previsto nas obras civis está estimado em R$ 215 milhões.

O governador também anunciou a homologação do vencedor da licitação para operar o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista por meio de Parceria Público Privada (PPP). A licitação refere-se à operação do transporte intermunicipal, incluindo ônibus, Veículo Leve sobre Trilhos, além do fornecimento de sistemas e de veículos (ônibus e VLTs), operação e manutenção nos nove municípios da Baixada Santista.

“Dia importante para a Baixada Santista. Nós estamos homologando a PPP de R$ 2,3 bilhões. É uma PPP de 20 anos. O setor privado comprará mais 11 trens, fará sinalização e operação, inclusive da frota de ônibus, com 370 veículos”, explicou Alckmin.

Em sessão pública realizada em 25/11/2014, o Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista, formado pelas empresas Comporte Participações S.A. e Viação Piracicabana Ltda., apresentou proposta. O investimento privado previsto no edital da licitação é de R$ 666 milhões, destinado ao fornecimento de sistemas de sinalização, telecomunicação e bilhetagem para o trecho Barreiros – Samaritá. Inclui também o fornecimento de outros 11 VLTs, além dos 22 contratados para o trecho Barreiros-Porto.

O prazo de vigência da concessão é de 20 anos e se desenvolverá em duas fases:

I – Operação do sistema de transporte intermunicipal por ônibus e demais veículos de baixa e média capacidade, e a tecnologia VLT, relativa ao trecho São Vicente (Barreiros) – Porto de Santos e Conselheiro Nébias – Valongo;

II – Operação do sistema intermunicipal, incluindo o fornecimento e implantação de sistemas e VLTs para o trecho Barreiros – Samaritá, em São Vicente, em projeto. A assinatura do contrato com o consórcio está prevista para fevereiro de 2015 e o prazo para que o consórcio assuma a operação é de 180 dias a partir da assinatura do contrato.

O trecho Barreiros-Porto, em obras, já tem 10 das 15 estações concluídas e mais 3,5 km de via permanente entre as estações Mascarenhas de Moraes e José Monteiro, três subestações de energia e o viaduto Emmerick, em São Vicente. Em março de 2015 será iniciada uma operação controlada do VLT entre São Vicente e Santos, que vai anteceder a operação comercial sob responsabilidade do consórcio ganhador da licitação, com previsão de início no 2º semestre de 2015.

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