Governador Alberto Goldman prestigia o XIV Revelando São Paulo

300 grupos de manifestações artísticas e folclóricas, 240 espaços de culinária e artesanato, rancho tropeiro e cavalhadas reunidos no Parque Vila Guilherme/ Trote para um grande encontro da cultura paulista

dom, 19/09/2010 - 15h50 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman participou, neste domingo, 19, do XIV Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional, evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, que promove os encontros característicos das várias manifestações artísticas em todas as regiões do Estado. A edição 2010 traz com o mote “do Rio ao Oceano” a proposta de contemplar e mostrar a herança e identidade cultural oriundas de 200 municípios do Estado, no período de 10 a 19 de setembro. Desta vez, o evento tem um novo cenário: o Parque Vila Guilherme/Trote e o Mart Center, na Vila Guilherme. Para isso, o Revelando São Paulo conta com o apoio da Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

São cerca de 90 estandes de culinária, 160 de artesanato, Rancho Tropeiro, brincadeiras de todos os tempos e corrida de cavalhada, além de aproximadamente 300 grupos que trouxeram manifestações artísticas durante os dez dias do evento.

Com mais de 30 atrações em sua programação, o festival ofereceu ao público a oportunidade de apreciar as Folias de Reis e do Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestras de Viola, Violeiros e Sanfoneiros, grupos de Catira, Fandangos e Cururus, Congos e Moçambiques, Serestas e as Noites dos Tambores, Cigana, de Quadrilhas e das Manifestações Cosmopolitas. Além dos grupos étnicos para o Festival da Amizade, espetáculos no palco da grande arena, reunindo danças folclóricas e características das culturas dos países imigrantes no Brasil como a dança alemã, japonesa, italiana, portuguesa, árabe e brasileira, entre outras.

Revivendo as antigas corridas de trote, a programação também trouxe mais de 200 animais (cavalos, bois, búfalos e mulas) que se apresentaram em Cavalgadas, Cavalhadas, Tropas de Mulas e Carros de Bois.

O compromisso com a construção da Cultura de Paz e o respeito à diversidade se mantém no Revelando São Paulo com a Cerimônia da Paz. Cerca de 40 segmentos religiosos se encontraram no Parque da Juventude (local onde antigamente funcionava a Penitenciária do Carandiru) para a cerimônia inter-religiosa. O encontro teve a presença de representantes hare krishnas, budistas, católicos, presbiterianos, umbandistas, espiritualistas, além de comunidades indígenas, que receberam a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica de Aparecida.

O evento é gratuito e funciona das 09h00 às 22h00. Mais informações podem ser encontradas no site www.abacai.org.br.

Sobre o Revelando São Paulo

Desde seu lançamento em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Ganhou forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Foi assim com os Festivais da Amizade e de Bonecos de Rua e Cabeções, a Reiada, festa de Cosme e Damião, os encontros de Violeiros, Sanfoneiros, Catira, São Gonçalo, Adoradores de Santa Cruz, Caminheiros, Irmandades Religiosas, Romeiros, Manifestações Cosmopolitas, as noites de São João e dos Tambores, o Congado paulista. A construção da Cultura de Paz, disseminada com a cerimônia da paz, e o foco no respeito à diversidade para o envolvimento de todos: produção, expositores, grupos participantes, parceiros e o público visitante.

A ideia é difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social.

Os números do Revelando São Paulo impressionam quando analisados a partir dos registros das primeiras edições. Hoje a programação contempla 32 diferentes atrações, para as quais são esperadas cerca de 1 milhão de pessoas. No lançamento, em 1997, o Revelando São Paulo reuniu durante todo o evento 50 mil pessoas, e teve a participação de 70 municípios.

Na última edição, foram 180 municípios, 150 estandes de artesanato, 70 estandes de culinária, 170 animais (entre tropas de mulas, cavalos, touros e búfalos), 12 carros de bois, 30 grupos no Festival da Amizade, 18 orquestras de violas, 40 congadas e moçambiques, 50 duplas de violeiros, 15 grupos de catira, 15 grupos de dança de São Gonçalo e Santa Cruz, 12 grupos de bonecões e cabeções, 40 folias de reis.

Da Secretaria da Cultura