Governador acompanha obras de concretagem da Linha 17-Ouro

Atividade prepara a instalação das vigas de 30 metros de comprimento por onde irão trafegar os trens do monotrilho

ter, 06/11/2012 - 17h09 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inspecionou nesta terça-feira, 6, as obras da Linha 17-Ouro, quando acompanhou o início da segunda etapa de concretagem de um dos capitéis de apoio das vigas do monotrilho. “Será o primeiro aeroporto com ligação metroferroviária e, ao mesmo tempo, uma linha integradora, ligando três estações do Metrô e uma da CPTM”, afirmou Alckmin.

“As obras estão num ritmo forte e hoje estamos colocando o primeiro capitel, aquela plataforma onde vai correr o trem, depois já põe as vigas. Os trens estão em fabricação e estamos acelerando a obra o máximo que podemos”, completou Alckmin, que também informou que hoje foi lançado o edital para a construção das oito estações da primeira fase da Linha 17-Ouro.

O capitel concretado hoje é o oitavo de um total de 345 que serão instalados entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Essa atividade é importante para o preparo da instalação das vigas-guia pré-moldadas de 30 metros de comprimento por onde irão trafegar os trens do monotrilho.

O capitel é uma estrutura com cerca de 120 toneladas que, neste trecho, fica a 15 metros de altura do canteiro central da Avenida Jornalista Roberto Marinho. Para a concretagem, com duração de quatro horas, foram usados cerca de 48 m³ de concreto.

A Linha 17-Ouro terá, quando concluída, 17,7 km de vias elevadas, 18 estações, um pátio de manutenção e uma frota de 24 trens. O primeiro trecho, que está em obras na Avenida Jornalista Roberto Marinho, terá 7,7 km de extensão e em 2014 possibilitará a conexão entre o Aeroporto de Congonhas e a rede metroferroviária por meio da Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Somente nesse trecho a previsão é transportar 97,8 mil passageiros por dia, em média.

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo investirão R$ 4,1 bilhões para a construção da Linha 17-Ouro, que deverá estar totalmente pronta em 2016.

Cinco linhas de metrô e monotrilho em construção simultânea

A partir de 2013, com o início das obras de expansão da Linha 2-Verde em direção a Guarulhos, chega-se a um fato inédito na cidade de São Paulo: cinco linhas de metrô e monotrilho em construção simultânea. As obras em realização são o prolongamento da Linha 5-Lilás (Largo Treze-Chácara Klabin), a segunda fase da Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz) e a construção dos monotrilhos da Linha 15-Prata (Ipiranga-Hospital Cidade Tiradentes) e da Linha 17-Ouro (que terá ligação com o aeroporto de Congonhas).

Hoje, a cidade de São Paulo conta com uma malha metroviária de 74,3 quilômetros e até 2014 deverá ultrapassar 100 km de extensão. No início de 2013, está prevista a licitação de mais duas obras: a Linha 6-Laranja (Brasilândia – São Joaquim), de metrô convencional, e a Linha-18 Bronze (Tamanduateí – ABC), em monotrilho.

Do Metrô