Geraldo Alckmin destaca ações para fomentar o setor agrícola e garantir a sanidade agropecuária

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, participaram da solenidade de abertura do Salão […]

qua, 29/07/2015 - 11h50 | Do Portal do Governo

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, participaram da solenidade de abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS 2015), programado entre 28 e 30 de julho de 2015, no Anhembi, em São Paulo (SP).

O evento reuniu lideranças, empresários, gestores de compras, técnicos, pesquisadores, produtores avícolas e suinícolas e outros profissionais da cadeia produtiva internacional do Brasil e de dezenas de países para debater futuro do setor e das empresas estará na pauta do debate, que terá como foco os desafios da produção e da exportação de proteína animal na próxima década.

Geraldo Alckmin se mostrou otimista com a pecuária paulista, e abordou diversas ações do Estado para fomentar o setor agrícola e garantir a sanidade agropecuária, entre elas o Plano de Defesa Agropecuária, em especial o aumento na vigilância nos portos e aeroportos para evitar entrada da Influenza Aviária no Brasil por esses locais, e os avanços para a agricultura paulista.

O governador destacou a importância do fortalecimento da defesa agropecuária para que a área possa avançar ainda mais, citando o trabalho que São Paulo realiza, atualmente em especial com relação à avicultura, com a inauguração do Laboratório de Controle Microbiológico do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola (Captaa), do Instituto Biológico (IB), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em Descalvado.

Além disso, reforçou as opções de linha de crédito com recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), especialmente para linha de Avicultura de Corte, ideal para construção ou reforma de galpão de produção, bem como aquisição de equipamentos destinados à modernização das operações e adequação do estabelecimento avícola comercial para obter o registro da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Outro ponto abordado pelo governador Foi Decreto que permite o uso dos créditos do ICMS pelos estabelecimentos que efetuam o abate de aves dentro do estado de São Paulo como garantia de financiamentos realizados junto à Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP).

“Estou muito otimista com o setor agropecuário paulista, do ponto de vista econômico e social. Essa cadeia produtiva gera mais de quatro milhões de empregos diretos e indiretos, além de colocar o Brasil como terceiro maior exportador de carne suína e de frango de corte do mundo, enviando mais de 23 mil toneladas do nosso produto em 170 países”, enfatizou.

Arnaldo Jardim enfatizou o compromisso da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e do governador com o desenvolvimento da agropecuária paulista, por meio de seus institutos de pesquisa e de defesa agropecuária pela inovação e a vigilância em granjas comerciais, criatórios de suínos de subsistência e em animais asselvajados. “Acreditamos que o caminho para aumentar a produtividade de São Paulo e recuperarmos o crescimento do Brasil é levar o conhecimento e a inovação aos produtores, assim como garantir a segurança e a qualidade dos nossos produtos”, disse.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Katia Abreu elogiou o trabalho do governo do Estado de São Paulo pela defesa agropecuária.

“O Governador Alckmin valoriza e prestigia a avicultura e a suinocultura. Ele já foi produtor e sabe da importância de iniciativas que fomentem o nosso setor. Para nós, será uma grande honra a presença dele e dos demais governadores no mais importante momento político das duas cadeias produtivas”, destacou Francisco Turra, presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Participaram também da solenidade os governadores e Santa Catarina, Raimundo Colombo, do Paraná, Beto Richa, de Goiás, Marconi Perillo e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, além do ministro da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, e do empresário Abilio Diniz. Deputados, senadores, lideranças do agronegócio e empresários da cadeia produtora e exportadora de proteína animal também estiveram presentes no evento.

A feira

Ao final da solenidade de abertura, o governador, acompanhado do secretário de Agricultura e Abastecimento e demais autoridades visitaram a feira de exposição do SIAVS, que reuniu mais de 100 expositores, entre agroindústrias produtoras e exportadoras, empresas de equipamentos, casas genéticas, laboratórios, fornecedores de insumos biológicos e farmacêuticos, certificadoras, entre outros.

Durante o Salão haverá o Congresso Brasileiro de Avicultura e Suinocultura, com mais de 70 palestrantes renomados do Brasil e de países da América Latina e Europa, debatendo questões técnico-sanitárias e conjunturas das cadeias. Projetos especiais em parceria com a Apex-Brasil e o tradicional Projeto Produtor fazem parte da programação.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo