Game da Fatec Carapicuíba ensina a economizar água

Criado por professores e alunos do curso de Jogos Digitais, o game está em fase de finalização; o público alvo são crianças de 6 a 12 anos

qua, 30/09/2015 - 12h40 | Do Portal do Governo

Pensando na conscientização das crianças com relação ao uso da água, a Faculdade de Tecnologia Estadual (Fatec) de Carapicuíba, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, criou um jogo virtual para aprender brincando.

Criado pelos professores Álvaro Gabriele e André Martins com alunos do curso de Jogos Digitais, o game está em fase de finalização. A ideia é que até novembro deste ano o aplicativo esteja disponível gratuitamente para alunos de escolas do Ensino Fundamental. O público alvo são crianças de 6 a 12 anos. “Escolhemos o ambiente mobile justamente porque nessa faixa etária eles já têm muita facilidade em utilizar celular e telas touchscreen”, explica Gabriele. O jogo poderá ser rodado em computadores, celulares e tablets nos sistemas Android e IOS.

O game terá entre 50 e 60 missões que o jogador terá de cumprir. Cada desafio oferece dicas de sustentabilidade sobre como resolver cada missão. Os temas abordam situações do cotidiano como a economia de água na hora do banho e ao lavar o carro ou relacionadas à poluição de reservatórios de água, uso de agrotóxico, entre outras.

A participação no aperfeiçoamento do jogo é aberta aos alunos do curso de Jogos Digitais da Fatec interessados em aprender mais sobre games e aplicativos. Essa experiência pode render ao estudante uma boa chance no mercado de trabalho. “É mais comum nessa área os estudantes empreenderem antes de começar a trabalhar. Na Fatec, apoiamos o aluno para que ele saia do curso com conhecimento e portfolio”, ressalta Gabriele.

Do Centro Paula Souza