Fuvest recebe inscrições para curso de Ética, Valores e Cidadania na Escola

Curso é resultado de parceria entre o Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a Universidade de São Paulo (USP)

qua, 04/07/2012 - 11h36 | Do Portal do Governo

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) recebe, entre os dias 10 e 30 de julho, as inscrições para o vestibular da segunda turma do curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Fuvest (www.fuvest.br) mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa de R$ 65 na rede bancária.

Os candidatos interessados na redução da taxa de inscrição devem enviar, até o dia 6 de julho, a solicitação para a Fuvest (veja mais detalhes no site) e cumprir, cumulativamente, os seguintes requisitos: ser portador de diploma de ensino superior; ser professor, coordenador pedagógico, vice-diretor ou diretor em instituição de educação infantil, de ensino fundamental, médio ou profissional no Estado de São Paulo, no exercício da profissão.

Estão sendo oferecidas 1.000 (mil) vagas nas cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, Lorena, Bauru, Piracicaba, Santos, São Vicente, Guarujá, Jaú e Jundiaí. O curso terá duração de 18 meses e carga horária de 480 horas, sendo 360 horas de atividades didáticas e 120 horas para elaboração de monografia.

O curso é resultado de uma parceria entre o Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), da Secretaria Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, e a Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é formar profissionais da educação que consigam trabalhar com os conflitos de ideias presentes nas relações cotidianas para a construção de valores de ética e de cidadania.

Vestibular

O ingresso no curso será realizado mediante concurso vestibular com o aproveitamento dos candidatos classificados até o limite de vagas fixadas para cada horário e local de realização da parte presencial obrigatória do curso.

A seleção será realizada por meio de prova presencial, a ser aplicada no dia 12 de agosto, em local e horário a serem divulgados no site da Fuvest. A prova será constituída por uma redação em Língua Portuguesa, elaborada em gênero dissertativo e seguindo a norma padrão da língua, sob temática relacionada aos objetivos do curso, com pontuação máxima de 100 (cem) pontos.

No dia da prova o candidato deverá exibir, obrigatoriamente, cédula de identidade original, em boas condições de visibilidade. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os comunicados e demais publicações referentes ao processo seletivo, sempre no site da Fuvest.

Matrículas

A primeira lista dos convocados será divulgada no dia 18 de agosto. A matrícula dos convocados ocorrerá entre os dias 24 e 25 de agosto e dependerá da apresentação de duas fotos 3×4 recentes e de uma cópia, acompanhada dos originais, de cada um dos seguintes documentos:

I – Diploma de curso superior;
II – Três últimos demonstrativos de vencimentos ou atestado comprovando estar em efetivo exercício da função docente/administrativa em escola de educação infantil ou fundamental ou média ou profissional no estado de São Paulo;
III – Cédula de identidade;
IV – Certificado que comprove estar em dia com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino;
V – Comprovante de endereço.

Aulas

Veja a indicação das cidades em que ocorrerão as aulas presenciais e o número de vagas correspondente:

Bauru: 50
Campinas: 100
Guarujá: 50
Jaú: 50
Jundiaí: 50
Lorena: 50
Piracicaba: 50
Ribeirão Preto: 100
Santos: 100
São Carlos: 50
São Paulo – EACH: 150
São Paulo – Cidade Universitária: 150
São Vicente: 50

Programa Univesp

O Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criado pelo decreto nº 53.536, de 9 de outubro de 2008, com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública. A estrutura consorciada do Programa Univesp agrega a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Fundação Padre Anchieta e o Centro Paula Souza (CEETEPS).

Os cursos oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas instituições de ensino que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos alunos, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.

Já foram oferecidos, no âmbito do Programa Univesp, os cursos de idiomas em inglês e espanhol (Centro Paula Souza) e especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola (USP). Já estão em andamento a primeira turma do curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (USP) e os cursos de licenciatura em Ciências (USP) e Pedagogia (UNESP).

Da Univesp e Fuvest