Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo marcará presença no Mesa SP

Nos três dias de evento, a entidade participará oferecendo qualificação profissional para os interessados no curso da Padaria Artesanal

qua, 07/11/2018 - 9h05 | Do Portal do Governo

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) participará do Mesa SP, um dos maiores eventos gastronômicos do país. Realizado entre os dias 9 e 11 de novembro no Memorial da América Latina, a programação contará com palestras, aulas práticas, produtos e degustações.

Uma parceria entre o Fussesp e o Via Rápida São Paulo oferecerá workshop do curso de Padaria Artesanal dentro da Carreta, estacionada no Memorial, durante os três dias do evento, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, para 15 participantes previamente inscritos. As receitas serão ensinadas por Ailton Jesus da Silva, também conhecido como chef Brown, professor da Escola de Qualificação Profissional do Fundo Municipal do Guarujá (SP). Os alunos aprenderão a fazer pão à base de água, pão de goiabada com leite ninho e baguete de frios.

Das 12 às 13 horas, os visitantes poderão entrar na carreta para conhecer como funciona a estrutura da Padaria Artesanal, obter informações sobre os cursos e como entidades e municípios podem solicitar parcerias para implantar o projeto nas comunidades.

Além do curso da Padaria Artesanal, os visitantes ainda poderão conferir outras atrações do Mesa SP, como o Mesa Tendências – principal congresso do setor na América Latina, que conta com a participação de chefs nacionais e internacionais –, o Mesa Ao Vivo, com uma extensa programação de aulas de cozinha e degustações ministradas por profissionais dos quatro cantos do Brasil, a feira de produtores Farofa do Brasil, repleta de expositores de produtos regionais, e o Brasa na Mesa – módulo especial sobre carnes, com direito a um churrasco preparado pelos maiores experts no assunto –, além de outros conteúdos para profissionais, especialistas, estudantes e amantes da culinária.

Chef Brown

O Chef Brown vivia nas ruas de Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá (SP), quando viu uma movimentação diferente num dos centros comunitários da cidade. Era a inauguração do primeiro curso de Padaria Artesanal, e ele foi convidado a participar. Brown catava lixo na rua, era usuário de drogas, mas percebeu que o convite era uma oportunidade para transformar sua vida, então aceitou o desafio. Aos poucos foi deixando o vício de lado e dedicando-se cada vez mais à panificação. Com o que aprendeu, começou a fazer pães e salgados para vender, passando a sustentar a família.

Livre das drogas, continuou a se especializar e foi convidado a dar aulas de qualificação profissional no Fundo Municipal. Hoje, é exemplo para quem o conhece e, por meio da sua experiência, consegue ajudar outras pessoas a mudarem a realidade em que vivem.

Padaria Artesanal

A Padaria Artesanal foi implantada em junho de 2001. O objetivo do programa é capacitar as pessoas nas entidades sociais ou Fundos Municipais para que consigam uma fonte rápida de renda.

Durante o curso de um dia de duração, os alunos aprendem a fazer 10 tipos de pães, além de receberem noções de ética, higiene e cidadania. De 2001 a 2006, foram doados mais de nove mil kits a entidades sociais, Fundos Municipais e escolas estaduais. Neste período, foram capacitados mais de 20 mil agentes multiplicadores no Estado de São Paulo, além de pessoas vindas de 17 Estados brasileiros e outros países como Paraguai e Angola.

Atualmente, o projeto está presente em duas unidades próprias do Fundo Social. De 2011 até o momento, foram entregues 1.253 kits da Padaria Artesanal, instalados no interior do Estado e em entidades sociais da capital. Neste mesmo período, foram qualificadas 105.543 pessoas.

SERVIÇO

Endereço: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (Mesa ao Vivo: portões 9 e 10 / Mesa Tendências: portões 12 e 13) – São Paulo/SP

Data: 9, 10 e 11 de novembro de 2018

Ingressos e programação completa: www.mesasp.com.br

Informações sobre a Padaria Artesanal: (11) 2193-8893