Fundap celebra 38 anos de contribuição à administração pública

Fundação foi criada para ser um centro de referência na área e contribuir para a elevação dos níveis de eficácia e eficiência do Estado

qua, 03/10/2012 - 12h25 | Do Portal do Governo

Na última semana, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo, a Fundap, órgão ligado à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, comemorou 38 anos de existência. Sua criação, pela Lei nº 435, ocorreu no dia 24 de setembro de 1974, como uma das propostas do Grupo Executivo da Reforma Administrativa (Gera), desenvolvido pelo governo paulista em 1967, com a finalidade de reformar e modernizar a administração pública estadual.

Com este espírito, a Fundap foi criada para ser um centro de referência na área de administração pública e contribuir para a elevação dos níveis de eficácia e eficiência do Estado. Para tanto, foram escolhidas três áreas de atuação: capacitação de servidores, desenvolvimento organizacional e pesquisas aplicadas.

Atuação diversificada

Embora lançada para atuar na administração paulista, a Fundap já desenvolveu inúmeros trabalhos em outros Estados e fora do país. Em 1981, por exemplo, contribuiu para que o antigo território de Rondônia se tornasse um Estado, participando da definição da estrutura administrativa, legislações e sistemas para áreas de recursos humanos e finanças.

No cenário internacional, participou, durante as décadas de 80 e 90, da reconstrução administrativa de países africanos lusófonos, como Cabo Verde, Moçambique e Angola, que, após o processo de independência, estavam com suas estruturas organizacionais fragilizadas.

Para executar estes projetos, por vezes foi necessário deslocar uma equipe da Fundap para desenvolver programas de formação da alta administração, como diretores, chefes de departamentos e ministros, bem como estruturar uma escola de governo.

Outras ações

Somente nos últimos oito anos, a Fundap, por meio da Escola de Governo e Administração Pública (EGAP), organizou cursos de capacitação para cerca de 160 mil servidores, dentre as modalidades presencial, semipresencial e à distância (por ambiente de aprendizagem virtual, ou videoconferência pelo Programa TecReg, em parceria com a Secretaria de Gestão Pública).

A Fundap também administra o programa de estágios do Governo do Estado de São Paulo, pelo qual já passaram mais de 140 mil estudantes em todas as secretarias desde sua criação, em 1981. Além disso, desde 2009 realiza pesquisas de percepção e satisfação com cidadãos, para a melhoria dos serviços ofertados pelo Estado, através do Programa Avalia SP.

O secretário de Gestão Pública, Davi Zaia, analisa a trajetória de sucesso da Fundação. “São quase 40 anos de prestação de serviços de execução contínua ou lançando novas tendências. A Fundap propõe à gestão pública um caminho para sua modernização e por isso torna-se tão fundamental ao desenvolvimento da administração pública”, analisa o secretário.

Da Secretaria de Gestão Pública