Fundação Seade lança novo indicador econômico

Cálculo foi criado com o propósito de oferecer estimativas de curto prazo da atividade econômica paulista e antecipar as tendências nos planos estadual e nacional

sáb, 23/03/2013 - 18h28 | Do Portal do Governo

A Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, lançou nesta quinta-feira, 21, seu novo indicador, o Produto Interno Bruto do Estado de São Paulo, ou PIB Paulista.

O cálculo foi criado com o propósito de oferecer estimativas de curto prazo da atividade econômica paulista e antecipar as tendências nos planos estadual e nacional, visto que São Paulo representa cerca de um terço da economia brasileira.

Além dos resultados gerais sobre o nível de atividade da economia do Estado, todo mês também serão disponibilizadas informações sobre o desempenho dos grandes setores, como a indústria, serviços e a agropecuária.

“A ferramenta auxiliará os empresários a tomar decisões mais rápidas, pois antecipará os resultados trimestrais, além de servir como apoio para o desenvolvimento de programas e ações governamentais”, afirma Luiz Carlos Quadrelli, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo em exercício.

O indicador mostra que a economia paulista cresceu 2,1%, em janeiro, com destaque para o valor adicionado da indústria, que se expandiu em 3,8%, invertendo as reduções de novembro e dezembro.

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia