Fisioterapia ajuda pacientes submetidas a cirurgia para tratamento do câncer de mama

Hospital do Servidor Público Estadual mantém um programa específico para atender mulheres mastectomizadas

dom, 06/01/2013 - 18h46 | Do Portal do Governo

O Serviço de Medicina Física do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) mantém um programa específico para atender mulheres mastectomizadas, que tiveram a remoção total ou parcial da mama para tratamento de câncer. Ao todo, mais de cem mulheres já passaram pelo programa – embora mais raramente, homens também fazem parte da estatística.

O trabalho tem sido desenvolvido pelas fisioterapeutas Ana Paula Oliveira e Aline Guimarães. “A fisioterapia tem um papel imprescindível na recuperação dessas pacientes, logo após a cirurgia. A atuação precoce previne complicações, promove a adequada recuperação dos movimentos do braço e ombro e propicia melhor qualidade de vida às pacientes”, afirma Ana Paula.

“Dependendo do quadro, com dez sessões de fisioterapia duas vezes por semana é possível sentir os resultados. A resposta é melhor quando as pacientes são atendidas nos primeiros dias após a cirurgia. Por essa razão, tentamos sempre abordar as pacientes na enfermaria antes da alta”, explica Aline.

Algumas sessões são feitas em conjunto com as terapeutas ocupacionais, que estimulam as pacientes a repetirem no ambulatório atividades do dia-a-dia (por exemplo, pentear o cabelo) para facilitar a retomada de seus afazeres. A equipe recomenda que as pacientes façam os exercícios regularmente em casa.

Pós-cirúrgico

Dependendo do tipo da cirurgia pode ser necessário além da retirada da glândula mamária, a manipulação dos músculos peitorais e gânglios da axila, o que compromete a movimentação do ombro e do braço devido à dor, presença de drenos e pontos.

“A paciente que não recebe orientação precoce pode ter dificuldade de encostar a mão na nuca, vestir a blusa, escovar os cabelos, abotoar o sutiã. Ainda podem aparecer sensações de peso nos braços, formigamento, queimação ou dormência”, completa Ana Paula.

Portanto, o objetivo da fisioterapia é restabelecer a função do braço e ombro, prevenir complicações respiratórias, diminuir a dor e prevenir a formação de linfedema (inchaço), deformidades, cicatrizes, fibroses e aderências (estas últimas fazem parte da cicatrização, mas no resultado final reduzem a elasticidade da pele e prejudicam a amplitude de movimento).

Do Iamspe