Finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura participam da Bienal do Livro

Três autores entre os 20 finalistas do Prêmio participam de palestras e debates durante a programação da Bienal

sex, 10/08/2012 - 13h51 | Do Portal do Governo

O Prêmio São Paulo de Literatura 2012 marca presença na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Além da oportunidade de encontrar e adquirir as obras dos autores finalistas nos estandes das editoras e livrarias, o visitante da Bienal poderá também participar de palestras e discussões com os escritores Adriana Lunardi, Tatiana Salem Levy e Paulo Scott, todos com livros disputando a categoria de Melhor Livro do Ano. Eles são convidados do espaço #Você+Quem=?, que tem curadoria do jornalista Zeca Camargo.

Neste sábado, 11 de agosto, às 15h, o tema da discussão será “Família: uma relação tão complicada”, com a participação de Adriana Lunardi, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2012 com “A Vendedora de Fósforos”. Ela debate o tema com Ernesto Bologna e Esmir Filho.

O tema “Amor que dá certo, amor que dá errado” terá a participação dos escritores Alejandro Zambra (Chile), João Jardim e Tatiana Salem Levy, no dia 13 de agosro, às 15h. Tatiana, que venceu o Prêmio São Paulo de Literatura 2008 na categoria Autor Estreante com seu primeiro romance, “A chave de casa”, é finalista em 2012 com “Dois Rios”, agora na categoria Melhor Livro do Ano.

No dia 15 de agosto, às 18h, o bate-papo terá o tema “Adolescência roubada e a política”, com participação de Claudio Tognolli, Zuenir Ventura e Paulo Scott, finalista do Prêmio 2012 com o livro “Habitante Irreal”.

A programação da Bienal inclui também um debate sobre os bastidores dos prêmios literários, com a participação da coordenadora do Prêmio São Paulo de Literatura 2012, Adriana Cybele Ferrari. A mesa também tem a participação de José Luiz Goldfarg, coordenador do Prêmio Jabuti, e Selma Caetano, que organiza o Portugal Telecom.

“O Prêmio São Paulo de Literatura é mantido pelo Governo, o Telecom pela iniciativa privada e o Jabuti por uma entidade de classe. Será muito interessante poder discutir as semelhanças e diferenças entre eles”, afirma Adriana. O debate acontece no dia 12 de agosto, às 17h, no espaço Livros & Companhia.

Sobre o prêmio

Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o Prêmio São Paulo de Literatura é o que oferece o maior valor em dinheiro entre os prêmios literários brasileiros, R$ 400 mil no total. São duas categorias: Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante, cada uma com 10 finalistas. Os vencedores serão conhecidos no dia 24 de setembro, em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa.

Conheça todos os finalistas e acompanhe as novidades do Prêmio São Paulo de Literatura no site www.premiosaopaulodeliteratura.org.br.

Da Secretaria da Cultura