Feteps termina com premiação dos melhores projetos de Etecs e Fatecs

A 10ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza teve 1.047 projetos inscritos; cerca de 150 professores participaram da seleção dos trabalhos e escolheram os 156 projetos de Etecs e 39 de Fatecs expostos

seg, 24/10/2016 - 14h47 | Do Portal do Governo

A 10ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) terminou na sexta-feira, 21, com a premiação dos vencedores em 15 categorias. Neste ano, a mostra expôs 210 projetos que os alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais criaram para pessoas com deficiência, idosos, para equacionar problemas ambientais, aplicativos desenvolvidos para os mais diversos fins.

“O que eu mais gosto na Feteps é o entusiasmo dos alunos. Todos são vencedores por estar entre os 200 selecionados. Vocês fazem um show de tecnologia e mais ainda de solidariedade”, disse a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, durante a cerimônia, que aconteceu no Centro de Eventos Pro Magno, na Casa Verde, zona norte da capital.

A 10ª Feteps teve a inscrição de 1.047 projetos. Cerca de 150 professores participaram da seleção dos trabalhos e escolheram os 156 projetos de Etecs e 39 de Fatecs expostos. Também houve mostra de projetos de instituições de ensino do Amazonas, Chile, Colômbia, México e Peru.

“O esforço para realizar o trabalho foi muito grande, mas depois que conseguimos demonstrar sua viabilidade, recebemos muito suporte da Fatec e do Inova Paula Souza”, disse Clayton Noronha de Freitas, vencedor no eixo Artes, Cultura e Design com o projeto Fabricação de Elementos Soloplásticos, da Fatec Adib Moisés Did, de São Bernardo do Campo. “Agora queremos viabilizar o material final, comercializar o produto.”

Participando pela quarta vez da Feteps, o professor da Etec Professora Anna de Oliveira Ferraz, de Araraquara, Reinaldo Haddad comemorava o bicampeonato na 10ª edição da feira. O projeto do Capacete wireless automatizado, orientado por ele, ficou em primeiro lugar no eixo Tecnologia Industrial Mecânica. “Com o tempo fui acumulando conhecimentos que são levados em consideração para orientar os alunos”, afirmou. “Tenho tido sorte em pegar esses estudantes criativos e empenhados. O projeto deles está pronto para o mercado”, completou o professor.

Veja aqui os vencedores por categoria

Do Centro Paula Souza