Férias: verifique se os seus documentos estão em dia

Número de cidadãos que procuram os postos Poupatempo nesta época do ano cresce significativamente; agende seu atendimento com antecedência

seg, 04/07/2016 - 9h10 | Do Portal do Governo

O Poupatempo alerta os cidadãos que estão programando viagem no período das férias de julho para os cuidados que devem ser tomados em relação aos documentos. Para evitar problemas e correria de última hora, convém cuidar disso com antecedência, pois a procura aumenta nesta época do ano.

Para quem tem viagem marcada, o Poupatempo lembra que o prazo para emissão de segunda via da Carteira de Identidade (RG) é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via da carteira para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade – caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo -, o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.

Para quem vai viajar a países vizinhos, o Poupatempo lembra que nos que fazem parte do Mercosul os turistas brasileiros podem se identificar apresentando apenas a cédula de identidade, desde que a data de emissão não seja superior a dez anos. Muitas empresas aéreas já barram o viajante no embarque por causa da exigência do documento atualizado. Quando isso ocorre, o Poupatempo Guarulhos pode emitir uma segunda via provisória mediante a apresentação do bilhete de viagem marcado, mas o documento vale por apenas 90 dias.

Como o número de pessoas que procuram o Poupatempo cresce significativamente neste período, convém providenciar o quanto antes o agendamento para garantir que os documentos estejam em dia antes da viagem. A melhor forma de agendar a ida ao Poupatempo é com o aplicativo ‘SP Serviços’. Basta baixar o aplicativo no celular ou tablet e escolher o dia e hora em que deseja ser atendido. Também é possível agendar pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo Disque Poupatempo: 0800 772 36 33 para ligação de telefones fixos (ligação gratuita) ou 11 2930-3650 para ligação de celulares (tarifa cobrada pela operadora).

O horário de atendimento pelo telefone é de segunda a sexta, das 7h às 20h e aos sábados, das 6h30 às 15h. Os horários de atendimento dos 71 postos de atendimento no Estado de São Paulo podem ser conferidos no portal ou no aplicativo ‘SP Serviços’.

Cuidados com os documentos nas férias

O Poupatempo reforça a necessidade de cuidados especiais com os documentos nesta época do ano, pois as férias costumam registrar grande número de casos de extravio ou furto de documentos. Segundo a superintendência do Poupatempo, o problema também é comum em outros feriados, quando muitas pessoas relaxam nos cuidados e acabam perdendo documentos, o que eleva o número de pedidos de segunda via nos dias seguintes.

Só no ano passado, cerca de 4 milhões de pessoas pediram segunda via do RG em todos os postos Poupatempo. Este ano, o número supera os 1,6 milhões de solicitações. Desde 1997, quando o Poupatempo foi criado pelo ex-governador Mario Covas, os paulistas já tiraram 32,7 milhões de segundas vias do RG e mais de 23 milhões de segundas vias, renovação ou substituição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fotos de divulgação do Programa Poupatempo disponíveis aqui

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 494 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral que atendem mais de 171 mil cidadãos por dia. Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor serviço público de São Paulo pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 97% de aprovação dos usuários.

Assessoria de Comunicação
Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp
comunicacao.poupatempo@sp.gov.br
(11) 3247-1384 / 1391