“Férias no Butantan” celebra janeiro com tirinhas, teatro e passeio

São 13 atividades para todas as idades, com o intuito de promover a Ciência e o Patrimônio Histórico de forma leve, lúdica e divertida

qui, 10/01/2019 - 12h29 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa científica do Brasil, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, deu início na terça-feira, 8, às atividades do programa “Férias no Butantan”. Ao todo, são 13 atividades voltadas para o público de todas as idades, com o intuito de promover a Ciência e o Patrimônio Histórico de forma leve, lúdica e divertida.

Segundo a diretora do Museu Histórico do Instituto Butantan, Adriana Mortara Almeida, que faz parte da comissão organizadora do “Férias no Butantan”, uma novidade este ano é que o programa se estenderá por 19 dias, em vez de se concentrar em apenas uma semana, como acontecia nos anos anteriores. As atividades serão realizadas a cada semana em um museu diferente dentro do Butantan. O Instituto possui três museus sediados em sua área (Museu de Microbiologia, Museu Biológico e Museu Histórico) e um fora (o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, que fica no Bom Retiro e está passando por restauro).

“Com forte caráter lúdico, as atividades pretendem despertar na família toda, e nas crianças e adolescentes, em especial, a curiosidade, o conhecimento e o gosto pela ciência e pelo patrimônio histórico”, destaca Adriana Almeida.

Atrações

A atividade Micróbios em Tirinhas é um dos destaques na primeira semana, dentro do Museu de Microbiologia. Nela, crianças acima de 10 anos podem participar da construção de narrativas ficcionais em quadrinhos, que têm por objetivo familiarizar os participantes com a temática da microbiologia.

Na segunda semana, o Teatro de Fantoches, que acontece no Museu Biológico, vai promover uma peça e uma oficina de bonecos. A atividade proporcionará uma experiência lúdica sobre as serpentes e tem como público-alvo pessoas de todas as idades, inclusive adolescentes e adultos. A conscientização sobre a importância da preservação das serpentes é uma das bandeiras ambientais do Instituto.

No Museu Histórico, que concentrará a agenda da última semana do “Férias no Butantan”, o grande destaque deve ficar por conta da atividade Fragmentos do Passado. A atividade instiga os visitantes a desvendarem objetos antigos do museu a partir de fragmentos escondidos no espaço.

Embora esteja passando por obras de restauro, o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas também estará envolvido na programação deste ano, promovendo a caminhada “Bom Retiro: História, Imigração e Saúde”, que revelará segredos relacionados à história e imigração na cidade de São Paulo. Uma van vai fazer o traslado dos participantes entre o Butantan e a região central da cidade, onde o passeio de 2 quilômetros deverá acontecer.

O Butantan tem uma área verde de 80 hectares, onde também é possível fazer diversas atividades ao ar livre. O “Férias no Butantan” acontece nas férias de janeiro e de julho, todos os anos, desde 2011.

“É o segundo ano que trago meus filhos para participarem dos eventos de férias aqui no Butantan, eles adoram”, comenta Julia Faria, mãe do Pedro e do Gael.

Programa Férias no Butantan

Onde: Instituto Butantan – Avenida Vital Brazil, 1.500 – Butantã – São Paulo/SP

Quando: De 8 a 27 de janeiro

Valor: O valor da entrada é R$ 6 ou R$ 2,50 (para crianças de 8 a 12 anos e estudantes, com apresentação de comprovante). Crianças até 7 anos, idosos e pessoas com deficiência são isentas. O ingresso dá direito a entrada em todos os museus.

Da Secretaria da Saúde