Férias de julho com arte japonesa no Palácio dos Bandeirantes

Exposição reúne 36 quimonos e mais 30 gravuras japonesas - as Ukiyo-e do século XIX

ter, 02/07/2013 - 9h11 | Do Portal do Governo

Nestas férias de julho, o público poderá conhecer a mostra “A Arte do Quimono e as Gravuras Japonesas do Acervo dos Palácios”, que será realizada até 28 de julho, no Palácio dos Bandeirantes. A exposição tem por objetivo contar um pouco da história da imigração japonesa no Estado de São Paulo e para isto reúne 36 quimonos e mais 30 gravuras japonesas – as “Ukiyo-e” do século XIX.

Os quimonos foram cedidos pelo Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, para compor parte da mostra organizada pelo Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo, órgão vinculado a Casa Civil.

Já as gravuras, criadas a partir de uma técnica que envolve um processo de impressão sobre papel de palha de arroz, similar à xilogravura, pertencem à coleção do Acervo dos Palácios. As imagens foram compostas a partir de temas referentes à cultura japonesa tais como: o teatro kabuki, as mulheres de entretenimento, também conhecidas como figuras bonitas, e os guerreiros samurais. Esta coleção, pertencente ao governo paulista, passou a ser investigada pelos pesquisadores dos Palácios no final de 2012, tendo em vista que a autoria e a data de produção eram desconhecidas.

A partir de uma leitura preliminar a ser aprofundada, a investigação já revelou dois trípticos de figuras bonitas e um díptico do teatro kabuki, além de uma sequência significativa que resgata a Crônica da Grande Paz (taihei-ki), épico em doze capítulos, escrito no século XIV por ocasião da unificação do Japão.

As demais dezessete estampas são alegorias a histórias de guerreiros samurais contadas em versos e imagens, compondo narrativas, outra grande categoria temática abordada no ukiyo-e. As cenas variam entre retratos individuais de combatentes armados a cenas de batalha.

A autoria é atribuída a Utagawa Kuniyoshi, proeminente artista do final do período Edo, particularmente conhecido pelas composições de guerreiros. Foram identificadas gravuras similares no British Museum (Londres, Reino Unido) e na Galerie am Haus der Kunst (Munique, Alemanha).

Serviço

Local: Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2 – São Paulo/SP
Data: até 28 de julho de 2013
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada: gratuita e acessível a pessoas com deficiência
Informações: (11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br
Grupos acima de 10 pessoas – agendamento em http://www.acervo.sp.gov.br/
Todas as visitas são acompanhadas por educadores

Secretaria da Casa Civil
(11) 2193-8716 / 8488
Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo
(11) 2193-8564