Febrace começa hoje com 28 projetos de Etecs

Entre os trabalhos estão ideias premiadas em exposições recentes, como a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e o Prêmio Eseg de Gestão

ter, 15/03/2016 - 14h54 | Do Portal do Governo

Começa nesta terça-feira, dia 15, a 14ª Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace). Mais uma vez, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) terão uma representação de peso. Dos 90 projetos selecionados de instituições paulistas de ensino, praticamente um terço (28) são de Etecs. São seis a mais do que na edição anterior. Entre os trabalhos estão ideias premiadas em exposições recentes, como a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e o Prêmio Eseg de Gestão.

Os 341 trabalhos que representam as cinco regiões do país se destacaram entre um total de 2,2 mil inscritos por demonstrar, além da técnica, criatividade nas soluções de problemas reais. São duas as principais categorias – Ciência e Engenharia -, subdivididas em: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia. Os projetos das Etecs abrangem todas elas, a maior parte em Exatas, Engenharia e Humanas.

Os alunos serão avaliados por especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e sua produção será analisada por critérios diversos, como criatividade e inovação, relevância, aplicação de método, relatório e apresentação oral. O público visitante também poderá eleger o seu preferido, votando pelo site da Febrace. Os melhores trabalhos concorrem a prêmios, inclusive a uma das nove vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), a ser realizada em maio, na cidade de Phoenix, Arizona (EUA).

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), a Febrace será realizada de 15 a 17 de março, das 14 às 19 horas, em uma tenda instalada no estacionamento da Poli. A premiação será na próxima sexta-feira, dia 18.

A entrada é franca.

Concorrentes premiados

Quatro das 28 Etecs finalistas chegam à 14ª Febrace trazendo prêmios importantes no currículo. As Etecs de Suzano, com o projeto Esmalte para as unhas com pigmento do urucum, e a Gildo Marçal Bezerra Brandão (Capital), com o Transdutor de energia sonora para energia elétrica, foram as primeiras colocadas na 9ª Feteps, realizada em outubro do ano passado. Em dezembro de 2015, a Etec Julio de Mesquita, de Santo André, venceu o Prêmio Eseg de Gestão com A grama na Ciência é mais verde: ação do óleo extraído de grama como antibiótico natural. Suzano emplacou mais uma posição importante nesse mesmo evento, ficando na vice-liderança com a Tinta de baixo custo com pó de cascas de ovos.

Edições anteriores

Alunos das Etecs sempre brilharam na Febrace. Em 2015, a Etec Getúlio Vargas, da Capital, venceu na categoria Ciências Exatas e da Terra, com o projeto Nanomateriais vazios bimetálicos. Em Engenharia foi a vez da Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, com o Reabilitação motora através de uma plataforma eletrônica.

Em 2014, a Etec Prof. Carmelino Corrêa Junior foi a vencedora na categoria Ciências Agrárias, com Fertilizantes organominerais sustentáveis a partir de resíduos sólidos do setor coureiro-calçadista da cidade de Franca (SP) e a Transformação de isopor em impermeabilizante proposta pela Etec de Ribeirão Pires levou o primeiro lugar em Ciências Exatas e da Terra. Pele humana para transplantes e testes farmacológicos, da Etec de Franca, venceu na categoria Ciências da Saúde.

No ano anterior (2013), alunos da Etec Heliópolis, da Capital, ganharam o 1º lugar com o projeto Sementuca, na categoria Ciências Sociais Aplicadas. Já em 2012, o projeto de Embalagens ecológicas para mudas, desenvolvido pela Etec Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, levou o prêmio principal na categoria Ciências Agrárias.

Confira os projetos finalistas das Etecs (as unidades aparecem por ordem alfabética de município)

Serviço

Febrace 2016

Data: 15 a 17 de março 

Horário: 14 às 19 horas 

Local: Estacionamento da Escola Politécnica da USP – Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3 – travessa 3 – Cidade Universitária – São Paulo/SP

Entrada gratuita

Mais informações no site www.febrace.org.br

Do Centro Paula Souza