Febrace apresenta 20 projetos de estudantes do Centro Paula Souza

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia acontece no prédio da Inova USP, na Cidade Universitária, na capital, de 19 a 21 de março

qua, 20/03/2019 - 9h10 | Do Portal do Governo

Começou nesta terça (19) a 17ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Poli, da Universidade de São Paulo (USP). Alunos de 17 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) participam do evento, com 20 projetos. Ao todo, são 300 trabalhos de estudantes de nível médio de instituições públicas e privadas de todo o Brasil que estarão expostos, divididos por áreas como Engenharia, Ciências Biológicas e Ciências Humanas.

A aluna Letícia Mariângela da Rocha, do curso técnico de Eletrotécnica, da Etec Bento Quirino, de Campinas, é uma das autoras do Rice Energy, projeto que propõe o uso de cascas de arroz como combustível, em exposição na feira. “Estou gostando da estrutura, de ver outros projetos e da troca de conhecimentos que a Febrace nos possibilita.”

Neste ano, a feira está no prédio da Inova USP, na Cidade Universitária, na capital, de 19 a 21 de março. A premiação ocorre na sexta-feira, dia 22. Além da definição dos primeiros lugares por categorias, a Febrace oferece uma vaga na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada de 12 a 17 de maio, em Phoenix, nos Estados Unidos.  Os autores dos trabalhos contemplados receberão livros, participação em publicações científicas, credenciamento para feiras, entre outros prêmios .

Em 2018, alunos da Etec Trajano Camargo, de Limeira, viajaram aos EUA para apresentar o projeto Recuperação de níquel e cobre do lodo das indústrias de joias para a produção de sais e estudo das aplicações. Também no ano passado, sete Etecs foram premiadas em 18 categorias.

Além da mostra principal, a USP promove, paralelamente, a 3ª Feira de Invenção e Criatividade (FIC). A Etec Dr. Celso Giglio, de Osasco, participa do evento com um projeto de reciclagem de lixo eletrônico. “Esse uso para os componentes eletrônicos desperta curiosidade por ser desconhecido e é preciso pensar no descarte correto desse material”, afirma o professor Luiz Cezar Pena. No workshop, os visitantes aprendem a usar teclados, mouses e placas para criar brincadeiras como jogo de damas, resta um e palavras cruzadas.

Serviço

17ª Febrace

Local: Inova USP – Avenida Professor Lucio Martins Rodrigues, 370 – Cidade Universitária – São Paulo/SP

Data: 19 a 21 de março

Horário: das 14h às 19h

Entrada gratuita

Do Centro Paula Souza