Fatecs participam de maratona internacional de games

Voltadas aos interessados no desenvolvimento de jogos, as atividades acontecem entre os dias 20 e 22 de janeiro, nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) São Caetano do Sul e Carapicuíba

ter, 17/01/2017 - 17h53 | Do Portal do Governo

Entre os dias 20 e 22 de janeiro, as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) São Caetano do Sul e Carapicuíba participam da Global Game Jam, uma maratona internacional de criação de games. Voltadas aos interessados no desenvolvimento de jogos, as atividades acontecem simultaneamente em cerca de 90 países. A participação na maratona é gratuita e não há distribuição de prêmios ou seleção de vencedores ao final. A ideia é promover a criatividade e interação dos gamers.

As duas Fatecs oferecem o curso de graduação tecnológica de Jogos Digitais. Na Fatec do ABC, o evento será no próprio prédio onde acontecem as aulas e estará aberto a pessoas com conhecimentos na área. A ideia é separar os participantes em equipes para a criação dos jogos, sob orientação do professor Alan Carvalho. Os games podem ser para computador, videogame ou mesmo tabuleiro e cartas. Porém, todos devem seguir um tema determinado pela organização internacional, que será divulgado somente no dia de início das atividades.

“Participar de game jams é uma ótima maneira de ganhar experiência e aumentar o portfólio. A Fatec também ganha, com aumento de visibilidade e sua consolidação como promotora do evento”, diz Carvalho. Esse é o sétimo ano consecutivo que a Fatec sedia a maratona.

A organização vai disponibilizar ambiente de descanso e os alunos poderão levar lanches e colchonetes, caso queiram pernoitar na faculdade, ação comum nas maratonas geeks.

A inscrição deve ser feita online até esta quarta-feira, 18.  Ao final da confraternização, os jogos elaborados serão apresentados para todos.

Já em Carapicuíba, a atividade é voltada somente aos alunos da unidade, que devem fazer sua inscrição pela internet. A reunião será realizada exclusivamente em ambiente online, sob orientação do professor Álvaro Gabriele.

“O legal da Global Game Jam é que não existe premiação, nem melhor jogo, pois todos saem vencedores por terem tentado, pelo menos, criar um bom jogo com o tema proposto”, afirma Gabriele.

Serviço

Global Game Jam – Fatec São Caetano do Sul
Endereço: Rua Bell Aliance, 225 – Jardim São Caetano – São Caetano do Sul/SP
Quando: 20 a 22 de janeiro
Horário: a partir das 17 horas

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em mais de 300 municípios paulistas.

Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 208 mil estudantes. As Fatecs atendem cerca de 80 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3324-3362 / 3324-3363
imprensa@cps.sp.gov.br
www.cps.sp.gov.br