Fatecs estão entre as melhores instituições de ensino superior do país

Avaliação foi divulgada nesta quinta-feira, 6, pelo Ministério da Educação

sáb, 08/12/2012 - 16h49 | Do Portal do Governo

Quatro Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) estão entre as melhores instituições de ensino superior do país, segundo avaliação divulgada nesta quinta-feira, 6, pelo Ministério da Educação. A Fatec Mococa tem o conceito máximo, 5, obtido por apenas 28 instituições no Brasil. As Fatecs Guaratinguetá, Indaiatuba e São Paulo têm nota 4.

Os conceitos correspondem ao Índice Geral de Cursos (IGC) referentes ao ciclo de avaliações de 2008 a 2011 de 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Esse índice inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) de 4.403 instituições, composto pela nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado no ano passado, e também os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela avaliação dos programas de pós-graduação. O conceito varia entre 1 e 5. O MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.

Além dessas unidades, outras Fatecs estão na lista das melhor avaliadas pelo MEC no Enade 2011. Entretanto, algumas ficaram de fora da classificação geral porque: o Enade não é o único indicador considerado na soma geral; o número de participantes no exame ficou abaixo da média estabelecida; o reconhecimento do curso pelo Conselho Estadual de Educação ainda não havia sido registrado pelo ministério na ocasião do exame.

As Fatecs Catanduva, Marília, Lins, Rubens Lara (Santos), Presidente Prudente, São Bernardo do Campo e Sorocaba tiveram nota 4 no Enade 2011, por exemplo. Franca e Lins ficaram com conceito 3.

Do Centro Paula Souza