Fatec tem primeiro curso superior de Gestão de Energia e Eficiência Energética do país

Nova graduação foi desenvolvida por meio de parceria do Centro Paula Souza com a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo

ter, 07/11/2017 - 19h53 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Campinas é a primeira unidade do Centro Paula Souza (CPS) a oferecer o curso superior tecnológico de Gestão de Energia e Eficiência Energética. Inédita no Brasil, a nova graduação foi desenvolvida por meio de parceria da instituição com a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo.

Unindo conhecimento tecnológico de sistemas energéticos com a compreensão do funcionamento do mercado de energia e das metodologias de análise de cenários, o tecnólogo em Gestão de Energia e Eficiência Energética estará apto a trabalhar com as questões econômicas e gerenciais para as tomadas de decisões relativas à geração ou à utilização da energia em empresas ou instituições.

Inicialmente, a Fatec Campinas vai oferecer 40 vagas no período da noite neste Vestibular para o primeiro semestre de 2018, que está com inscrições abertas pela internet. O curso tem duração de três anos.

Apresentação e debate

O lançamento oficial do curso ocorreu nesta terça-feira, dia 7, na sede do CPS, localizada no bairro de Santa Ifigênia, na capital. Participaram do evento o secretário-adjunto de Estado de Energia e Mineração, Ricardo Toledo Silva; a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá; o coordenador de Ensino Superior de Graduação da instituição, André Macêdo; e a diretora da Fatec de Campinas, Haydée Santos.

“A formação deste tecnólogo tem grande importância estratégica. A energia poupada por meio da eficiência energética traz benefício imediato diretamente à empresa ou instituição que a pratica. Mas o benefício agregado à sociedade é muito importante porque aumenta a oferta de energia no país”, explica o secretário-adjunto.

Durante o evento, o novo curso foi apresentado pela coordenadora de projetos da Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu) do CPS, Luciana Ruggiero Gonzáles. Também houve mesa-redonda sobre os desafios e soluções na gestão energética, mediada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), José Sidnei Martini.

“Nosso objetivo também é fomentar a pesquisa e a produção de conhecimento para atender às demandas tecnológicas deste setor estratégico para o desenvolvimento econômico do Estado”, afirma Laura Laganá.

Do Centro Paula Souza