Fatec Sorocaba vence a 5ª Maratona de Programação InterFatecs

A disputa estimula a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas sob pressão, além de ajudar os estudantes a aperfeiçoar a técnica em projetos com algoritmos

qua, 24/08/2016 - 9h05 | Do Portal do Governo

A equipe FullStackOverKill, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sorocaba, foi a vencedora da 5ª edição da Maratona de Programação InterFatecs, realizada no sábado, 21, na Fatec São Paulo, na Capital. Após cinco horas de prova, os alunos Emerson Oliveira, Henrique Paula e Michel Paiva obtiveram o melhor resultado na solução de problemas a partir da implementação de programas de computador entre os 50 times que disputavam a competição.

Outras 14 equipes também foram premiadas: mais uma da Fatec Sorocaba, uma da Fatec Mogi das Cruzes, três da Fatec São José dos Campos, cinco da Fatec São Paulo, uma da Fatec Lins, uma da Fatec Ipiranga, uma da Fatec Araraquara e uma da Fatec Carapicuíba. Os estudantes receberam bolsas de estudos em cursos na área de Tecnologia da Informação e de desenvolvimento de jogos.

A Maratona de Programação InterFatecs é uma competição inspirada na maratona de programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A disputa estimula a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas sob pressão, além de ajudar os estudantes a aperfeiçoar a técnica em projetos com algoritmos.

Etapas

A disputa de sábado ocorreu entre as 50 melhores equipes classificadas após a primeira etapa da maratona, realizada no dia 21 de maio. Essa fase da competição havia alcançado número recorde de participantes: 980 estudantes e 43 professores em 287 equipes realizando online a mesma prova, ao mesmo tempo.

Edições anteriores

Em 2015, a InterFatecs foi realizada na Fatec Cruzeiro, com a participação de mais de 700 alunos de 30 Fatecs, distribuídos em 221 equipes. Em 2014, a 3ª edição aconteceu em São José dos Campos, reunindo 516 estudantes de 27 unidades em 148 equipes. Sediada na Fatec Mogi das Cruzes em 2013, a segunda InterFatecs teve a participação de 29 unidades, 163 equipes e 551 alunos. A primeira edição da maratona, realizada na Fatec Sorocaba, em 2012, reuniu 19 unidades, 425 alunos e 120 equipes.

Do Centro Paula Souza